window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Externato São Filipe encerrou as suas portas na passada sexta-feira. Alunos serão distribuídos por diversas escolas do concelho

Uma das mais conhecidas e conceituadas escolas do concelho de Estremoz, o Externato São Filipe, encerrou as suas portas na passada sexta-feira, dia 8 de Fevereiro. Ao que o Estremoz Soeiro conseguiu apurar, os alunos que ainda se encontravam no estabelecimento de ensino vão agora ser integrados em outras escolas do concelho, quer privadas, quer públicas, bem como em escolas de outros concelhos limítrofes,  nomeadamente em Redondo.

Segundo informações recolhidas pelo Estremoz Soeiro, o fecho do Externato São Filipe deve-se, alegadamente, a dificuldades financeiras, que se agudizaram devido a um processo judicial que surgiu após a compra do estabelecimento de ensino pelas suas actuais proprietárias e que foi movido por uma anterior docente do Externato. Com este encerramento, ficam sem emprego cerca de 10 funcionárias, que têm, alegadamente, salários em atraso, para além dos respectivos subsídios. 
O Externato São Filipe situava-se na Rua de São Pedro, e possuía as valências de Jardim de Infância e Ensino Básico do 1º e 2º Ciclo. No desporto, nomeadamente no hóquei em patins, e através do seu Clube Desportivo Autónomo, participou diversas épocas, no Campeonato Nacional de Seniores Feminino, tendo mesmo chegado à final da Taça de Portugal Feminina, na época 2006/2007.
O Externato São Filipe desenvolveu vários projectos educativos ao longo dos seus anos de existência, tentando sempre incluir nesses seus projectos, quer a comunidade escolar, quer a comunidade onde estava inserido. Foi considerada Eco-Escola durante três anos lectivos (2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011). Participou diversas vezes no concurso "Cientistas em Acção", promovido pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, tendo sido premiado em 2006, 2007 e 2008. A última participação dos alunos do Externato São Filipe em projectos fora do estabelecimento de ensino aconteceu na passada quinta-feira, no Carnaval das Escolas.

Texto: Pedro Soeiro | Imagem e Símbolo: DR

Sem comentários: