window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Concelhia de Estremoz do PSD demitiu-se. Broa diz que ficou "sem legitimidade e sem condições para trabalhar". Lancha refere que "houve conversas" mas "nunca nada de concreto ou formal".


A concelhia do Partido Social Democrata (PSD) de Estremoz demitiu-se devido à "situação gerada pela eventual candidatura" do presidente da Câmara de Fronteira, o social-democrata Pedro Lancha, ao município, revelou o presidente demissionário da estrutura partidária.

Manuel Broa adiantou à Lusa que a Comissão Política Concelhia do PSD de Estremoz "ficou sem legitimidade e sem condições para continuar a trabalhar", depois de ter surgido na comunicação social o nome do social-democrata Pedro Lancha como candidato do PSD à presidência da Câmara de Estremoz, "sem que esta situação tivesse sido discutida pela concelhia".
"A Assembleia de Secção e os militantes de Estremoz do PSD foram confrontados com uma situação que ainda não tinha sido discutida pela Comissão Política Concelhia, a quem compete aprovar o nome do candidato, e solicitar, depois, o parecer à Assembleia de Secção", disse.
O presidente da Câmara de Fronteira, que, de acordo com fontes partidárias, chegou a ser indicado como candidato do PSD ao município de Estremoz nas próximas eleições autárquicas, mostrou-se, depois, indisponível para avançar, alegando motivos pessoais.
As mesmas fontes adiantaram à Lusa que uma candidatura de Pedro Lancha à Câmara de Estremoz, liderada por um movimento independente, chegou a estar em cima da mesa e que o autarca, inicialmente, mostrou disponibilidade para encabeçar a lista social-democrata.
Contudo, explicaram as fontes, Pedro Lancha manifestou, mais tarde, a sua indisponibilidade para ser o candidato do PSD à Câmara de Estremoz, alegando motivos pessoais.
Contactado pela Lusa, o autarca admitiu que existiram "algumas conversas" para ser o cabeça-de-lista a Estremoz, mas disse que "nunca houve nada de concreto ou formal".
Pedro Lancha, economista, de 61 anos, é presidente do município de Fronteira, há cinco mandatos consecutivos, tendo desempenhado o cargo de presidente da Comissão Política Distrital de Portalegre do PSD, entre 2006 e 2008.
Em comunicado, a concelhia social-democrata de Estremoz refere ter decidido, por unanimidade, apresentar a sua demissão, considerando que "não estão reunidas as condições mínimas e necessárias para o desenvolvimento de um trabalho profícuo em defesa dos princípios do PSD, em particular, e da população do concelho de Estremoz, em geral".
Segundo o documento, a concelhia demissionária deliberou, também, solicitar ao presidente da Mesa da Assembleia de Secção que, "perante esta situação, proceda em conformidade com os estatutos do partido para que se clarifique a situação da Secção de Estremoz e sejam minimizados os reflexos no processo eleitoral" das autárquicas.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: DR

2 comentários:

António Gomes disse...

Estamos mesmo a ver que o PSD não se candidata para que Mourinha ganhe!...

Anónimo disse...

Broa no seu melhor como sempre...