window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Alerta amarelo para tempo frio, em Estremoz, até às 12 horas de amanhã, 26 de Fevereiro


Segundo nota informativa do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se descida acentuada da temperatura mínima do ar,  até às 12 horas de terça-feira, dia 26 de Fevereiro.


A sensação de desconforto térmico poderá acentuar-se com vento que soprará fraco a moderado de nordeste. Desta forma prevê-se que a temperatura mínima varie entre os 1º C e os - 1º C no concelho de Estremoz.
A Câmara Municipal e o Serviço Municipal de Protecção Civil recomendam à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução, tomando especial atenção:
1. Às informações do Instituto de Meteorologia e indicações adicionais da Protecção Civil e Forças de Segurança, mantendo-se atentos à situação;
2. À prática de condução defensiva, acautelando a existência de pisos escorregadios;
3. À adequada ventilação das habitações sempre que se utilizem aquecimento com recurso a combustão, como lareiras, braseiras ou outros com recurso a gás, e, no caso de utilização de lareiras, garantir adequado isolamento que impeça faúlhas de saltar para fora da lareira;
4. À verificação do bom estado de conservação e operação de aparelhos eléctricos para aquecimento;
5. À escolha de várias camadas de vestuário em detrimento de uma única peça ou casaco;
6. À manutenção de uma rede de contactos com vizinhança e familiares que permita um contacto rápido em caso de doença súbita ou agravamento de doenças já existentes;
7. Às actividades físicas intensas que não devem realizar-se em momentos de desconforto térmico;
8. À vigilância de sintomas de hipotermia (arrepios, adormecimento de extremidades, alterações de memória e da fala, sonolência) e especial atenção a grupos de risco acrescido (idosos, crianças e cidadãos sem-abrigo).
A Câmara Municipal de Estremoz e o Serviço Municipal de Protecção Civil recomendam a colaboração de todos e estarão atentos ao desenvolvimento desta situação de instabilidade meteorológica.

Texto: Pedro Soeiro c/ Câmara Municipal de Estremoz | Imagem: DR

Sem comentários: