window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Canadiana "Colt Resources" e britânica "Star Mining" assinam acordo sobre prospecção de ouro em Borba

A empresa canadiana Colt Resources e a britânica Star Mining anunciaram ter assinado um memorando de entendimento relativo à concessão experimental de Borba, para trabalhos de prospecção e de pesquisa de ouro.

A Colt Resources, que tem vindo a realizar campanhas de prospecção de ouro na concessão da Boa-Fé e na área de Montemor-o-Novo, detém agora duas novas licenças de exploração no Alentejo, em Borba e em Cercal (Santiago do Cacém), focadas no ouro, mas que pretendem também aferir o potencial de outros metais, como o cobre, zinco e chumbo.
Em relação a Borba, a Colt divulgou que, na segunda-feira, assinou com a Star Mining um memorando de entendimento com as linhas gerais do acordo definitivo que as duas empresas pretendem celebrar dentro de "60 dias". Segundo um comunicado enviado à agência Lusa, as duas empresas vão explorar, em conjunto, a licença de Borba e acordaram que a Star Mining "irá desenvolver um plano de trabalho e ganhará o direito de propriedade da concessão de forma progressiva".
"Numa primeira fase, após a conclusão de um programa de trabalhos e de despesas não inferiores a 350.000 dólares americanos, por um período de até 12 meses, a Star Mining pode inicialmente ganhar uma participação de 25% na licença Borba", estabelece o memorando.
A seguir, e depois de concluído "um programa de trabalhos e despesas não inferior a 750.000 dólares americanos, durante um período de até 24 meses", a Star Mining pode vir a "ganhar uma participação de 35% na licença de Borba", acrescenta o documento.
O acordo prevê ainda que, quando a Star Mining obtiver uma participação de 80% na licença de Borba, a propriedade remanescente da Colt, de 20%, vai ser revertida "para uma taxa de performance".
E a Star Mining, pode ler-se no documento, "também terá a opção de comprar esta participação remanescente de 20% da licença de Borba".
A Star Mining é uma empresa britânica de recursos naturais, focada na exploração de metais preciosos e de projectos de desenvolvimento de minas.
"Estamos extremamente satisfeitos com este acordo, pois, não havendo uma diluição para os nossos accionistas, tal permitirá à Colt uma maior exposição num projecto com grande potencial em Portugal", disse o Chief Executive Officer (CEO) da Colt Resources, Nikolas Perrault.
Já o CEO da Star Mining, Rowan Maule, frisou aguardar "com expectativa" o "início da actividade de exploração" na concessão de Borba.
"E estamos particularmente satisfeitos com a colaboração com a Colt, pois, iremos beneficiar da sua vasta experiência em projectos mineiros em Portugal", sublinhou.
O acordo entre a Colt e a Star Mining está sujeito à aprovação da Direcção-Geral de Energia e Geologia, do Ministério da Economia e do Emprego.
A atribuição à Colt Resources das duas novas licenças de exploração mineira no Alentejo foi formalizada no passado dia 20, numa cerimónia em S. Pedro das Águias, em Tabuaço (Viseu), presidida pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.
Nessa cerimónia, a empresa canadiana e o Governo português assinaram contratos de concessão experimental das minas de tungsténio em Tabuaço e de ouro em Penedono, que envolvem investimentos de 97 milhões de euros.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: DR

Sem comentários: