window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

sábado, fevereiro 23, 2013

Roquevale lança vinho alentejano classificado como Grande Reserva


A Roquevale, empresa vitivinícola alentejana situada no concelho de Redondo, vai lançar o primeiro vinho da região classificado como Grande Reserva, integrado numa nova gama do produtor que inclui outros quatro rótulos.


"Estamos a lançar agora uma gama nova de vinhos, a gama "Roquevale", e apostámos no Grande Reserva para chamar atenção das pessoas", explicou à agência Lusa Joana Roque do Vale, enóloga da empresa.
O Grande Reserva da Roquevale vai ser lançado oficialmente no Salão Internacional do Sector Alimentar e Bebidas (SISAB), que decorre no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, a partir de segunda-feira e até quarta-feira.
"Este é o primeiro vinho classificado como Grande Reserva pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), que apenas autorizou esta designação de qualidade no passado mês de Janeiro", realçou a enóloga.
A outra razão que explica a aposta da empresa vitivinícola neste Grande Reserva como "cartão de apresentação" da nova gama é o facto de se tratar de um vinho de 2006.
"Hoje em dia, por motivos vários, todos os produtores apostam um bocadinho em colocar vinhos mais novos no mercado", já que representam um investimento menor, disse.
Mas, no caso deste Grande Reserva Tinto 2006, a Roquevale aguardou "este tempo todo que o vinho tivesse a qualidade óptima para o patamar superior" que a empresa ambicionava atingir, sublinhou.
O vinho resulta de uma aposta nas castas Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Tinta Caiada, tendo estagiado 24 meses em barricas de carvalho francês.
Os outros quatro vinhos da nova gama, destinada a um segmento alto de mercado, são o Reserva Tinto 2007, o Reserva Branco 2011, o Roquevale Red Label Tinto 2011 e o Roquevale White Label Branco 2012.
Nos últimos dois anos, a empresa registou um aumento das vendas na ordem "dos 30 a 40%", sobretudo graças ao mercado interno, tendo produzido, em 2012, mais de seis milhões de litros de vinho.
Para os mercados externos, actualmente, segue cerca de 10% da produção, com os vinhos da Roquevale presentes em 17 países, com destaque para o Brasil e Macau, mas o aumento das exportações é um dos grandes objectivos para este ano.
"Queremos aumentar consideravelmente as vendas no mercado externo, quer abrindo novos mercados, quer aliciando os nossos importadores actuais com esta gama de vinhos que agora estamos a lançar, de forma a podermos aumentar as exportações, este ano, para cerca de 20 a 25%", assumiu Joana Roque do Vale.
Relativamente a novos mercados, acrescentou, a empresa pretende começar a exportar para Moçambique e reforçar as vendas para os Estados Unidos e para Angola.
A Roquevale é um dos maiores produtores privados de vinho do Alentejo, com 135 hectares de vinha no concelho de Redondo, ao pé da Serra D’Ossa.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: DR

Sem comentários: