window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Alter do Chão - Fundação Alter Real vai ser extinta e gestão passa para o Estado


A Fundação Alter Real (FAR) vai ser extinta e a gestão daquele espaço vai passar para a tutela do Estado, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Alter do Chão, Joviano Vitorino.

De acordo com o autarca, a decisão foi tomada na segunda-feira pela ministra da Agricultura, Assunção Cristas, passando a gestão da Coudelaria de Alter do Chão para a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e Companhia das Lezírias.
"Eu defendia que era melhor o modelo da gestão privada com os fundadores. A situação que estava era incomportável porque havia salários e contribuições fiscais em atraso. Se o Estado está a assumir a tutela, completamente de acordo", disse.
Joviano Vitorino, membro do Conselho de Administração da FAR, acrescentou que espera da parte do Estado que "não retire" as valências que a coudelaria possui e as "desenvolva", sublinhando, ainda, que são "importantes" para a região.
Com cerca de 100 funcionários, a FAR foi criada a 1 de Março de 2007, após a extinção do Serviço Nacional Coudélico (SNC), no âmbito do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE).
O projecto da FAR reuniu um grupo de 30 fundadores privados que investiram 50 mil euros cada, além de se comprometerem a pagar uma quota anual superior a dois mil euros.
Nos últimos anos a FAR acumulou um passivo de 2,5 milhões de euros e dívidas a empresas prestadoras de serviços.
A Coudelaria de Alter do Chão, fundada em 1748 por D. João V, desenvolve, actualmente, trabalhos de selecção e melhoramento de cavalos Lusitanos e na área de investigação, possuindo ainda uma unidade clínica dotada com todos os meios para o acompanhamento e tratamento médico dos animais.
As instalações da coudelaria albergam também um pólo da Universidade de Évora, um espaço dedicado à formação profissional e infra-estruturas hípicas e desportivas, além do laboratório de genética molecular.
O turismo temático e ambiental e a falcoaria são outras das áreas que fazem parte do dia-a-dia da coudelaria.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: DR

Sem comentários: