window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

D. José Alves, Arcebispo de Évora considera Papa Bento XVI um homem com "muita fé" e que fez um "trabalho extraordinário"

O Arcebispo de Évora, D. José Francisco Alves, considerou hoje "louvável" a atitude do Papa Bento XVI em resignar, salientando ser uma decisão de "um homem lúcido e com muita fé" e que fez um "trabalho extraordinário".

"É louvável esta atitude do Papa, que é uma decisão de um homem lúcido e com muita fé e que está consciente de que os destinos da igreja estão nas mãos de Deus e não nas mãos do homem", afirmou D. José Alves, em declarações à agência Lusa.
O Papa Bento XVI anunciou hoje oficialmente que vai resignar no próximo dia 28 ao pontificado devido "à idade avançada".
"Enquanto Papa, fez um trabalho extraordinário nestes sete anos. Conduziu a igreja em momentos difíceis, mas com muita lucidez e serenidade e pondo ao serviço da igreja toda a sua capacidade intelectual, que é excepcional", disse o prelado de Évora.
Considerando que Bento XVI tomou a decisão "muito consciente e livremente", D. José Alves salientou que o Papa, atendendo ao seu estado de saúde e à sua idade (85 anos), "entendeu, por bem, que deveria pedir a resignação para que outra pessoa com mais possibilidades e mais saúde pudesse conduzir os destinos da igreja".
O anúncio oficial da resignação do Papa foi feito hoje durante um consistório no Vaticano.
Um novo Papa será escolhido até à Páscoa, a 31 de Março, disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, anunciando que um conclave deve ser organizado entre 15 e 20 dias após a resignação do pontífice.
O último chefe da Igreja Católica a renunciar foi Gregório XII, no século XV (1406-1415).

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Foto: DR

Sem comentários: