window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Alentejo - Semana gastronómica do porco em mais de 130 restaurantes


Diferentes pratos confeccionados à base de carne de porco, como Pezinhos de Coentrada ou Migas com Carne Frita, enriquecem, desde hoje, as ementas de mais 130 restaurantes do Alentejo, durante a Semana Gastronómica do Porco.

"Queremos divulgar o que é mais tradicional na nossa gastronomia e, em segundo lugar, ajudar a promover os restaurantes da região", justificou o presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, em declarações à agência Lusa.
Organizada pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo, a iniciativa, que se prolonga até dia 18 deste mês, é a primeira de várias que vão decorrer em toda a região para "divulgar os restaurantes, a qualidade gastronómica e a excelência dos produtos alentejanos".
A semana gastronómica conta este ano com a adesão de mais 130 restaurantes da região, que apresentam nas suas ementas pratos que têm como produto principal o porco, "confeccionados com a mestria dos saberes e sabores tradicionais do Alentejo".
"São inúmeros os pratos que podem ser saboreados tendo por base a carne de porco", realçou o responsável, destacando os Pezinhos de Porco de Coentrada e as Migas de Pão ou de Batata com Carne de Porco Frita, entre outras iguarias.
O presidente da Turismo do Alentejo reconheceu que o sector da restauração atravessa dificuldades "de ordem financeira e económica", mas frisou que esta é uma oportunidade para os restaurantes da região atraírem mais clientes.
O número de estabelecimentos aderentes "mostra bem a dinâmica e a necessidade que os restaurantes têm de se projectar com iniciativas que podem ajudar a capitalizar e a ter mais clientes", disse António Ceia da Silva.
De acordo com a Turismo do Alentejo, o produto gastronomia e vinhos é um dos principais motivos de visita à região, estando a decorrer o processo de certificação dos restaurantes, no âmbito do projecto "Alentejo Bom Gosto", que visa a valorização e requalificação da gastronomia regional.
Em Estremoz, são restaurantes aderentes a esta iniciativa da Turismo do Alentejo, a ADEGA DO ISAÍAS, com Migas de Espargos Bravos com Carne do Alguidar, Burras Assadas no Forno e Mista de Porco Preto na Brasa, o RESTAURANTE SÃO ROSAS, com Burras no Forno, Chispe Assado e Pezinhos de Coentrada, e a POUSADA RAINHA SANTA ISABEL, com Selecção de Enchidos Grelhados com Gomos de Maçã Assada, Lombo de Porco com Amêijoas e Cheiro de Coentros e Lagartos de Porco Preto com Migas de Batata no Pingo de Linguiça.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: DR

Sem comentários: