window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quarta-feira, outubro 10, 2012

Sol-Duatlo de Estremoz... Atreve-te a participar...


Embora a proposta possa parecer estranha, nos próximos dias 13 e 14 de outubro, sábado e domingo,  vai ser mesmo possível visitar os planetas do nosso Sistema Solar a correr e a pedalar! Desde 2007 que Portugal tem instalado em Estremoz um dos poucos Sistemas Solares à escala existentes em todo o Mundo, com um Sol de 3360 mm localizado em pleno centro da cidade de Estremoz e Plutão com 5,6 mm instalado à porta do castelo de Evoramonte, a mais de 14 km de distância. Um passeio por este Sistema Solar é não só uma oportunidade de perceber melhor o maravilhoso Universo em que vivemos, mas também de desfrutar algumas das bonitas paisagens do norte alentejano, pois a maioria dos planetas estão em pequenas e bonitas vilas em torno da cidade de Estremoz.
A estreita colaboração que existe entre a Universidade de Évora e o Centro Ciência Viva de Estremoz tem possibilitado a implementação de um conjunto diversificado de actividades de divulgação científica que se têm destacado no panorama nacional. Para além das que normalmente existem em qualquer Centro Ciência Viva, têm sido implementadas outras actividades de que o Sistema Solar à escala do concelho de Estremoz ou o Ciência na Rua são apenas dois exemplos.
Cientes da importância, cada vez maior, que a difusão do conhecimento científico junto do grande público tem na manutenção e desenvolvimento de um projecto de sociedade moderna e inclusiva, o Centro Ciência Viva de Estremoz e a Universidade de Évora, que já tinham sido responsáveis pela concepção e instalação deste curioso Sistema Solar em colaboração com a Câmara Municipal de Estremoz, juntaram-se de novo idealizando com a Federação de Triatlo de Portugal, um evento único, desta vez cruzando a CIÊNCIA e o DESPORTO.
Em colaboração com a Escola de Triatlo Santo António de Évora e a Associação de BTT de Estremoz "Sobe e Desce" irão realizar no fim-de-semana de 13 e 14 de outubro, o Sol-Duatlo de Estremoz uma prova de corrida e BTT, mas onde quer os atletas quer o público podem participar em diversas actividades científicas. Apesar de esta prova estar incluída no campeonato nacional ela é aberta a federados e não federados de todas as idades, incentivando-se fortemente a participação de pessoas que não sejam praticantes regulares de actividades desportivas; a existência de várias modalidades de participação, incluindo equipas de estafeta, faz com que este possa ser um fim-de-semana realmente único em Estremoz. Se na prova aberta de sábado os participantes começam por correr 1,8 km, seguindo-se 8,5 km de bicicleta e terminando com 0,9 km de corrida, já na prova de domingo as distâncias são respectivamente 12,3 km, 73 km e 8,3 km.
Mais informações podem ser obtidas através do Pólo de Estremoz desta Universidade.
Vem celebrar a Ciência e o Desporto num evento único em Estremoz.

Texto: Pedro Soeiro c/ UELine

Sem comentários: