window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

terça-feira, outubro 02, 2012

Lançada a 1ª pedra do novo Quartel da GNR de Estremoz

Ocorreu ontem, dia 1 de outubro, a cerimónia de lançamento da 1ª pedra do novo Quartel da GNR de Estremoz. A cerimónia, que foi presidida pelo Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Luís Newton Parreira, em tempos Comandante do Regimento de Cavalaria 3, contou igualmente com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luís Filipe Mourinha, do Director-Geral de Infraestruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna, João Alberto Correia, do Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz, Martinho Torrinha, do Vice-Presidente da autarquia estremocense, Francisco Ramos, dos vereadores da Câmara Municipal de Estremoz José Trindade e Sílvia Dias, do Comandante do RC3, Coronel Paulo Geada, para além de várias entidades civis, militares e religiosas.
Durante o seu discurso, o edil estremocense salientou que se "demorou 20 anos a chegar" a este dia, visto que foi há cerca de "20 anos que a Câmara Municipal de Estremoz cedeu este terreno" para a construção do novo Quartel da GNR de Estremoz, uma obra que como Luís Mourinha referiu, "teve várias vicissitudes" mas que contou sempre com "o apoio de todos os Governos". O presidente da autarquia estremocense fez questão de solicitar ao Comandante-Geral da GNR, que transmitisse uma mensagem de felicitações ao actual Governo pelo facto "de não ter deixado cair este projecto", numa altura em que "é difícil para o Governo avançar com novas obras" e numa altura em que "estão a ser paradas muitas obras a nível nacional". Luís Mourinha realçou ainda a importância que este novo Quartel terá para a cidade, para os estremocenses e para os militares do Destacamento Territorial de Estremoz, pois criará melhores condições de trabalho para o desenvolvimento da sua missão.
Depois de assinado o auto da cerimónia, foi colocada por Luís Mourinha, Luís Newton Parreira e João Alberto Correi, a primeira pedra do novo Quartel da GNR de Estremoz. 
O novo Quartel da GNR de Estremoz é uma empreitada da responsabilidade do Ministério da Administração Interna, representando um investimento total de 2.449.699,29€, numa área de construção total de 2.369,07 m2, distribuída por três edifícios: o edifício principal, o edifício com os anexos das garagens e arrecadações e o edifício auxiliar onde irão ficar instaladas as cavalariças e o canil. A obra está a cargo da empresa Arlindo Correia e Filhos, e terá um prazo de construção de 10 meses, estando a sua conclusão prevista para julho de 2013. Albergará 125 elementos, representando um aumento de 74 militares face ao efectivo existente, segundo Director-Geral de Infraestruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna, João Alberto Correia.


Texto: Pedro Soeiro | Fotos: DR


Sem comentários: