window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

sexta-feira, outubro 05, 2012

NACIONAL - Morreu a jornalista Margarida Marante


A jornalista Margarida Marante, 53 anos, morreu hoje vítima de ataque cardíaco. A notícia foi avançada pela SIC Notícias.
Durante anos, as entrevistas de Margarida Marante marcaram a actualidade noticiosa portuguesa. Foi colaboradora do SOL, onde assinava uma entrevista semanal.
Como contou numa entrevista ao Expresso, em 2010, aos 17 anos foi «bater à porta» da revista 'Opção', dirigida por Artur Portela. A etapa seguinte deu-se no semanário 'Tempo'.
Em 1978 entra para a televisão, começando no canal 2 da RTP e, no ano seguinte, passando para a RTP 1. 
Na mesma entrevista recorda que «aos 20 anos já estava no primeiro canal, a convite de Francisco Sarsfield Cabral, para fazer reportagem política». 
Entretanto tira o curso de Direito na Universidade Católica de Lisboa.
De 1983 a 1985 especializa-se em Jornalismo nos EUA e apresenta os vários programas de grandes entrevistas com os quais se notabilizou.
Dirigiu também a revista Elle, trabalhou na TSF e colaborou no semanário 'Expresso'. Em 1992 entra para a SIC de onde, anos depois, sairá em ruptura com o dono da estação, Francisco Pinto Balsemão. Regressa à TSF em 2003.
Margarida Marante foi casada com o borbense Henrique Granadeiro, de quem teve três filhos, e com Emídio Rangel.
Passou, mais tarde, por um período de grande turbulência pessoal que terminou com uma cura de desintoxicação e a prisão de um homem com quem tinha estado envolvida, Fernando Farinha Simões, pelos crimes de sequestro, violação de domicílio e coacção contra a jornalista.

Texto: Pedro Soeiro e SOL | Foto: DR

Sem comentários: