window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quarta-feira, outubro 17, 2012

III edição das “Lusofonias” em Olivença

No próximo sábado, 20 de outubro, no Espacio para la Creación Joven, em Olivença, celebrar-se-ão as “Lusofonias 2012”, espaço cultural no âmbito da língua e cultura portuguesas. O evento é organizado pela associação cultural oliventina “Além Guadiana”, em colaboração com a associação “Do Imaginário”, de Évora, e tem o apoio do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças – Euroace, da Câmara Municipal de Olivença e do Espacio para la Creación Joven. A assistência às atividades do programa é gratuita. 
Às 12.30 horas, terá lugar a inauguração, precedida por uma marcha popular ao som de gaitas e tambores, a cargo do grupo musical “Pele e Fole”. De seguida, realiza-se a Leitura Pública Contínua, uma das partes mais simbólicas do evento, na qual todas as pessoas que o desejarem poderão participar lendo livremente fragmentos de obras literárias em língua portuguesa. Pelas 17 horas, “Sons da Tradição”, representação que percorre as músicas e instrumentos de Portugal, e finalmente a obra teatral “O Retábulo de Mestre Pedro e Dom Quixote”, inspirada na obra universal de Cervantes, e expressada na língua de Camões. 
Com esta nova edição das “Lusofonias”, a associação Além Guadiana continua a aprofundar a aproximação cultural entre Olivença e Portugal, e os outros países lusófonos, bem como a valorização da herança linguística, histórica e etnográfica portuguesa desta singular localidade.
Para além das actividades descritas no programa, logo após a inauguração, a "Além Guadiana" vai ler um comunicado público relativo à possibilidade dos oliventinos e oliventinas adquirirem a nacionalidade portuguesa.

Texto: Pedro Soeiro c/ "Além Guadiana"

Sem comentários: