window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

terça-feira, outubro 09, 2012

Aconteceu na minha terra natal - Faleceu o Pitorrilha

Esta é daquelas informações que esperei nunca dar.
Faleceu no dia de ontem, no Hospital de Vila Franca de Xira, Júlio "Pitorrilha", figura ímpar da Praça Palha Blanco e da tauromaquia de Vila Franca. Como refere o Clube Taurino Vilafranquense (CTV) na sua página na rede social Facebook, "Pitorrilha" é a "memória viva de uma Vila Franca Toureira, que não o vai esquecer", e que "marcou indelevelmente várias gerações de aficionados da Palha Blanco e de Vila Franca".
O CTV refere ainda que era um "homem simples" e que "a todos cativava. Pisou a arena da sua Palha Blanco pela última vez no ano de 2008, num festival aí realizado em sua homenagem." O CTV conclui afirmando que "a maior de todas as homenagens terá lugar a partir de hoje ao recordarmos nos nossos corações essa verdadeira memória de Vila Franca".
Ricardo Levesinho, actual empresário da praça vilafranquense escreveu na sua página no Facebook, "morreu o Júlio 'Pitorrilha'.O guardião de sonhos, o eterno guarda e defensor, o porta-estandarte da praça de toiros 'Palha Blanco' em Vila Franca. Deixa recordações pela sua rudeza ingénua e de profundo amor por aquele espaço".
Júlio "Pitorrilha" foi durante vários anos guarda da praça de toiros vilafranquense, a menina dos seus olhos. Vivia há alguns anos no Lar da Misericórdia. Faleceu ontem, aos 90 anos, no Hospital de Vila Franca de Xira, onde tinha sido internado na passada semana, com graves problemas de saúde.
Recordo já com saudades este pequeno grande homem. Confesso que ainda criança de tenra idade, chorava cada vez que o via, metia-me medo o "Pitorrilha", mas depois tudo mudou. Recordo as noites de passagem de ano, em que com a sua boina negra e a bandeira nacional ao ombro, percorria as ruas de Vila Franca, a caminho da "sua" Palha Blanco, e passando pela Rua Luís de Camões, onde eu morava, piscava o olho e acenava ao, como carinhosamente me tratava, "Soeiro pequenino".

Paz à sua alma, grande Júlio "Pitorrilha".

Texto: Pedro Soeiro | Foto: Constantino

Sem comentários: