window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quinta-feira, outubro 11, 2012

João Maria Branco a caminho da alternativa em 2013, encerra temporada de 2012 em Redondo

Faz hoje precisamente uma semana que o cavaleiro estremocense João Maria Branco se estreou no Campo Pequeno. Num cartel em que dividiu praça com Filipe Gonçalves, João Telles Jr., Marcos Bastinhas, Duarte Pinto e Salgueiro da Costa, alguns dos jovens cavaleiros que mais se destacaram na temporada que está prestes a findar e fazendo todos parte de dinastias tauromáquicas, João Maria Branco triunfou.
Numa corrida de grande responsabilidade, a sempre muito aguardada Corrida de Gala à Antiga Portuguesa do Campo Pequeno, naquela que evoca as históricas Touradas Reais, que é transmitida pela RTP para todo o mundo, Branco, o cavaleiro praticante mais premiado em 2012, não "tremeu". Montando o "Único", esperou o seu oponente, o "Lutador II", com 552 quilos, em "sorte de gaiola" e andou por terrenos de compromisso, montando "Zinco" e em terrenos proibidos montando "Vistoso", como é bem exemplo o último ferro da lide, autenticamente de cortar a respiração. Como referiu José Cáceres durante a transmissão televisiva, o primeiro ferro comprido colocado em "sorte de gaiola" quer dizer "determinação, vontade de vencer e assumir o risco inerente à sorte gaiola. Grande mérito". Vasco Lucas salientou igualmente durante a transmissão da RTP que João Maria "é um cavaleiro que tem encarado a situação com muito profissionalismo. Tem gosto e tem ambição. Possivelmente irá ser figura, pelo menos tudo aponta para tal". No final da lide do cavaleiro estremocense, e fazendo também alusão ao triunfo de João Salgueiro da Costa no toiro anterior, Vasco Lucas salientou que "talvez tenha nascido hoje aqui uma nova parelha com muito interesse: João Salgueiro da Costa e João Maria Branco".
Miguel Alvarenga no seu Farpas Blogue, escreveu assim sobre a actuação do cavaleiro de Estremoz na primeira praça do país: "Verdadeiramente surpreendente - mas esperada, dada a enorme evolução demonstrada nesta temporada - foi também a última actuação da noite, a cargo do jovem João Maria Branco, cavaleiro que por direito próprio entrou ontem neste cartel de novas Figuras. Decisão e querer, mas também crer (acreditar) nas suas possibilidades e na grande forma dos seus cavalos, revelando solidez, foi assim que João Branco iniciou a lide, com uma arriscada e bem sucedida sorte "à porta da gaiola". Como os valentes. Desenrolou a seguir uma actuação em crescendo, com ferros emotivos, pisando terrenos de compromisso, recriando-se em "piruetas" e adornos. Brilhante."
Por esta altura, muito se fala no mundo tauromáquico sobre para quando será a alternativa de João Maria Branco. Para alguns, 2013 é apenas uma hipótese, mas há quem garanta que é o ano da certeza. Para já, para 2013, está garantida a continuidade de António Manuel Cardoso "Nené" como apoderado de João Maria, fazendo ainda parte da equipa o antigo bandarilheiro Albino Fernandes, que foi o primeiro "manager" de Branco, ainda nos tempos de amador.
João Maria Branco vai encerrar a temporada 2012 a 1 de Novembro, em Redondo, no coliseu da vila alentejana. Serão lidados seis toiros de Falé Filipe, e o cavaleiro de Estremoz reparte cartel com Sónia Matias e Filipe Gonçalves. Presentes para um imponente Concurso de Pegas, estarão em praça os Grupos de Forcados Amadores de Redondo, Monsaraz e Ribatejo.
Estremoz Soeiro faz votos que tudo corra pelo melhor ao jovem cavaleiro estremocense nesta sua derradeira corrida da temporada e faz igualmente votos que em 2013, vista a casaca e toureie na sua terra natal, na remodelada Praça de Touros de Estremoz.

Texto: Pedro Soeiro | Fotos: Emílio de Jesus / fotojornalistaemilio@gmail.com

Sem comentários: