window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quinta-feira, janeiro 22, 2015

Cem pessoas vão participar em acção solidária para com José Sócrates em Évora

Com o intuito de participarem numa acção solidária para com o ex-primeiro ministro, que se encontra detido preventivamente em Évora, pelo menos cem pessoas da região da Covilhã são esperadas no próximo Domingo, dia 25 de Janeiro, na capital de distrito alentejana.

Agendada para as 15 horas, em frente ao Estabelecimento Prisional de Évora, a iniciativa está a ser organizada por um empresário covilhanense, "amigo de longa data" de José Sócrates, que apresenta esta acção como "uma onda de solidariedade, absolutamente apartidária, pacífica e respeitadora".
À agência Lusa, o promotor da iniciativa, José António Pinho disse que "vamos lá porque somos amigos de José Sócrates. Porque somos da uma região que muito lhe deve e porque queremos manifestar-lhe a nossa solidariedade e dar-lhe o nosso abraço mais fraterno e sincero".
Segundo foi explicado pelo empresário, há até agora 100 inscrições, sendo que cada um dos participantes pagará o próprio bilhete de autocarro (12 euros).
Pinho acrescentou que "são dois autocarros completos e já informámos no Facebook que podemos alugar um terceiro, caso tenhamos pessoas em número suficiente. Seja como for, acho que estarão lá mais do que 100 participantes, visto que já muita gente me disse que vai pelos próprios meios".
O empresário diz que a manifestação, que não pretende ser contra a Justiça, isto apesar de "na qualidade de cidadão" deixar críticas ao facto de José Sócrates estar detido há 60 dias "sem provas e culpa formada", "deverá ser silenciosa, sem bandeiras de qualquer força partidária".
O organizador adiantou ainda que já tem a confirmação de que será autorizado a entrar na cadeia de Évora para visitar o amigo e dar-lhe conta da mensagem das restantes pessoas.
José Sócrates cresceu e iniciou o percurso profissional e político na cidade da Covilhã, da qual recebeu a Chave da Cidade e a Medalha de Ouro de Mérito Municipal no dia 20 de Outubro de 2014.
Na cerimónia, o ex-primeiro ministro afirmou que recebia aquela homenagem com "muita emoção", porque "nada se compara a uma distinção que testemunha a estima que um político recebe dos seus próprios conterrâneos".
José Sócrates foi detido praticamente um mês depois da distinção, a 21 de Novembro, no aeroporto de Lisboa, depois de uma viagem desde Paris.

O ex-chefe do Governo está indiciado de branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada e corrupção e preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora desde o dia 25 de Novembro.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA e SIC Notícias | Imagem: DR

Sem comentários: