window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

segunda-feira, novembro 19, 2012

Por causa da crise, muitos hotéis no Alentejo vão fechar na época baixa

Porque a procura é reduzida nesta altura do ano, na denominada época baixa, muitos hotéis devem fechar portas temporariamente, principalmente no Algarve, no Alentejo e no Centro, admitiu a presidente da direcção executiva da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP).
Em declarações à LUSA, Cristina Siza Vieira disse que "no ano passado, os encerramentos na época baixa (inverno) foram de 11% a nível nacional. Este ano, a expectativa é de que encerrem mais, principalmente no Alentejo". Frisou ainda a responsável que "no Alentejo mais de 80% do turismo é nacional. A nossa preocupação com o Alentejo é muito grande".

Sobre o Algarve, Cristina Vieira referiu que "no ano passado 30% dos hotéis encerraram no inverno. Este ano devem fechar mais de 100 unidades hoteleiras". "Na região Centro também são esperados muitos fechos temporários", disse.
Afirmando que sempre houve hotéis que "encerram no inverno porque é a altura de férias de empregados, de remodelações, de obras de conservação", Cristina Siza Vieira admitiu, contudo, que nos últimos anos os motivos prendem-se sobretudo com a crise.
"Agora esta situação ganhou já contornos sistemáticos, de repetição. Tem a ver com a sazonalidade que se verifica nas férias de lazer. Os hotéis fecham porque não têm procura suficiente", disse.
"Os nossos mercados emissores principais também estão em recessão. De Espanha há uma quebra abrupta. E não faz sentido ter estruturas abertas numa altura em que a procura cai a pique", sublinhou.
Quanto à situação em que ficam os empregados desses hotéis, Cristina Siza Vieira explicou que muitos estão de férias nessa altura e outros vão trabalhar para hotéis do mesmo grupo que ficam abertos.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA

Sem comentários: