window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quinta-feira, novembro 08, 2012

Festa da Vinha e do Vinho em Borba começa Sábado

Começa sábado, 10 de novembro e prolonga-se até ao dia 18 de novembro, a edição nº 21 da Festa da Vinha e do Vinho em Borba. Organizada pelo Município de Borba, ATEVA, CVRA  e Turismo do Alentejo - ERT, a Festa da Vinha e do Vinho pretende a promoção do vinho e da vinha, dos produtos regionais, gastronomia, artesanato, turismo, culturas e tradições da região Alentejo.
No Pavilhão de Eventos da cidade, 14 produtores promovem o que de melhor se produz no Alentejo, num evento que conta ainda com cerca de 80 expositores em diversas feiras temáticas de equipamentos e serviços vitivinícolas, gastronomia, produtos e doçaria regional, artesanato e mostra empresarial e institucional.
A gastronomia continua a merecer grande destaque na festa, além da “Hora do Petisco”, introduzida na edição anterior nos restaurantes presentes no evento, haverá este ano um “Concurso de Petiscos”, organizado pelo Município de Borba, Confraria Gastronómica do Alentejo e Confraria dos Enófilos do Alentejo. Em diversos restaurantes e tabernas da cidade, estarão a concurso vários petiscos, permitindo aos visitantes degustar e votar no petisco da sua preferência, sendo atribuídos prémios aos melhores petiscos e aos visitantes que mais petiscos degustarem. A par destas duas iniciativas, decorre ainda o programa “Vamos fazer as Onze?”, lançada este verão pelo município e agentes de restauração locais.
Os nove dias integram um vasto e diversificado programa cultural e desportivo, que contempla várias conferências e sessões de apresentação de vários programas.
A Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, o grupo "Pifaradas e Bombos de Álvaro Pessoa", de Unhais da Serra, diversas Bandas Filarmónicas, o grupo “Os Alentejanos”, os "Irmãos Verdades", a "Tuna Semper Tesus", de Beja, "Rui Alves e Banda", o grupo de música popular “Voz Amiga”, o "Grupo de Cantares de Évora", o grupo de música extremenha "El Brezo de la Codosera", "João Machorrinho", o grupo de sevilhanas “Rosas Flamencas”, os "Maxi", a "Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sôr", a "Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Ponte de Sôr", o grupo "Canta Brasil", a "Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Borba", o grupo “Verde Maio”, vários Ranchos Folclóricos e  "Emanuel" são os nomes que vão animar musicalmente a Festa da Vinha e do Vinho 2012, enquanto que o espetáculo infantil “Croquete”, a representação “A taberna do Meia Unha”, a peça de teatro “Tiro pela Culatra II - O Regresso”, pelo Grupo de Teatro de Amadores de Vila Viçosa, a peça “Novos Contos do Vinho” pelo PIM Teatro, e a dança com os grupos "Flash Dance", "Tanzer", "Multi Ritmos", da Santa Casa da Misericórdia de Borba e "Ginarte" são os outros pólos de interesse cultural nesta festa que se realiza em Borba. A noite inaugural (10 de novembro) e as noites de sexta-feira (17) e sábado (18) terão animação até às 04.30 da madrugada com os DJ's Putsouza, System, Gonzaga e Silver Soul.
Desportivamente falando vai ocorrer durante este eventoo jogo de futebol de veteranos com as equipas do Grupo de Veteranos Borbenses e do Beneditense, no campo de futebol municipal, o Torneio de Malha da Festa da Vinha e do Vinho, no Largo da Fonte das Bicas, o Passeio BTT, o 7º Torneio de Rugby da Festa da Vinha e do Vinho, no campo de futebol municipal, o Passeio TT e o 2º Corta-Mato da Festa da Vinha e do Vinho.
A cerimónia de abertura com as entidades organizadoras está agendada para as 10 da manhã de sábado, 10 de novembro.
A Festa da Vinha e do Vinho 2012 tem o seguinte horário de funcionamento: sábados e domingos, das 10 às 24 horas e de segunda a sexta-feira, das 12 às 24 horas.

Texto: Pedro Soeiro | Cartaz: DR

Sem comentários: