window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quinta-feira, novembro 15, 2012

Algarve e Alentejo vão promover em conjunto produtos turísticos


As entidades regionais de turismo do Algarve e do Alentejo anunciaram, em Beja, que vão promover em conjunto produtos turísticos das duas regiões, como o turismo de natureza e a gastronomia.
A parceria promocional foi apresentada numa conferência de imprensa pelos presidentes da Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, e da Turismo do Algarve, Desidério Silva.
O objetivo da parceria é "tirar partido do potencial que o Algarve tem em sol e mar" e da "complementaridade" entre o barrocal e a serra do Algarve e a franja sul do Alentejo, disse Desidério Silva, referindo que o Algarve e o Alentejo têm produtos e ações que "podem ser integrados e muito bem trabalhadas na defesa das duas regiões e quanto melhor as regiões trabalharem, melhores resultados haverá para a economia do país".
O Alentejo, particularmente o Baixo Alentejo, que tem uma relação "muito forte" com o Algarve, pode "tirar partido" dos "milhões de dormidas" que o Algarve tem por ano, frisou Desidério Silva, referindo que o Algarve pode "dar a conhecer" o Alentejo a novos mercados e "abrir a porta" para a entrada de turistas em zonas da região vizinha.

O Alentejo irá ganhar se os milhões de turistas que visitam o Algarve tiverem informações sobre as zonas menos conhecidas do Alentejo e onde há uma oferta turística "excelente a vários níveis" e produtos "diferentes dos mercados emissores" dos turistas, como a gastronomia e o vinho.

Entre os projetos a desenvolver, Ceia da Silva destacou um no âmbito do turismo de natureza, um produto turístico que as entidades querem "solidificar" nas duas regiões, nomeadamente nos parques naturais do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e do Vale do Guadiana. O projeto, num investimento de 200 mil euros, comparticipado por fundos comunitários, sendo que o esforço de cada uma das entidades é de 15 mil euros, será implementado nos próximos dois anos e inclui a criação de um guia de produto, de percursos pedestres e de BTT, cicloturismo e de observação de aves e de ecovias.
Outro projeto prevê realizar, em Lisboa, um mercado emissor "importante" para o Alentejo e o Algarve, um evento gastronómico, provavelmente o Festival das Gastronomias Mediterrânicas, para divulgar os produtos endógenos, os chefes e os restaurantes das duas regiões.
Segundo Ceia da Silva, as duas entidades também vão trabalhar para haver materiais promocionais do Algarve nos postos de turismo do Alentejo e vice-versa, e presenças institucionais das duas regiões nas principais feiras que se realizam no Alentejo e no Algarve.

Texto: LUSA

Sem comentários: