window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quinta-feira, novembro 01, 2012

Câmara de Évora despede dois funcionários que terão desviado verbas

A Câmara Municipal de Évora decidiu despedir, por justa causa, dois funcionários que terão desviado verbas da cobrança de faturas da água e obrigá-los a repor cerca de 54 mil euros, revelaram fontes da autarquia.
As fontes contactadas pela agência Lusa explicaram que o executivo municipal aprovou, por unanimidade, na terça-feira à noite, a proposta final do processo disciplinar, que foi apresentada pela instrutora do processo, numa reunião extraordinária realizada à "porta fechada".
Ficou decidido que os dois funcionários vão "desvincular-se da administração pública e repor as verbas desviadas por meios próprios", precisaram as fontes. De acordo com as mesmas fontes, o processo disciplinar "deu como provado" que um dos funcionários desviou "35 mil euros" e o outro "19 mil euros". 
As fontes recordaram que "continua a decorrer o processo-crime" contra os dois funcionários da autarquia, que "é da responsabilidade do Ministério Público", podendo ser "apuradas outras verbas que foram desviadas e aplicadas as penalizações previstas na lei".
Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Évora, José Ernesto Oliveira (PS), confirmou a realização da reunião, mas escusou-se a falar sobre o assunto, remetendo para as conclusões do processo que vão ser publicadas em Diário da República.
Também os vereadores da oposição, CDU e PSD, recusaram comentar o assunto.
O caso surgiu em setembro de 2011, quando a Câmara de Évora abriu um processo disciplinar contra dois funcionários, por, alegadamente, terem desviado verbas da cobrança de faturas da água.
Na altura, ambos os funcionários foram afastados daquele serviço e colocados noutros distantes para não terem qualquer contacto funcional com aquele departamento.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA

Sem comentários: