window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quinta-feira, novembro 22, 2012

Falta uma semana para o arranque da Cozinha dos Ganhões 2012. Conheça os participantes e o programa da 20ª edição.

É já no próximo dia 29 de novembro, quinta-feira, que arranca mais uma edição da Cozinha dos Ganhões, o maior certame gastronómico do Alentejo e que atrai a Estremoz milhares de visitantes em busca da "rica" gastronomia da região.
A iniciativa gastronómica, que tem entrada gratuita, é organizada pela Câmara Municipal de Estremoz, e trata-se de um evento de promoção turística do concelho, que vai decorrer no Parque de Feiras e Exposições da cidade até ao dia 2 de dezembro, tendo para oferecer durante quatro dias, "Sabor, Saber, Tradição e Convívio".

No site da autarquia estremocense, o Presidente Luís Filipe Mourinha convida todos a estarem presentes na 20ª edição "do grande festival gastronómico do Alentejo". O edil estremocense salienta que a Cozinha dos Ganhões é "um verdadeiro festival de sabores, saberes e tradições, capaz de despertar todos os sentidos" e lança o repto para que "prove os nossos pratos típicos e os nossos vinhos de qualidade, aprecie o cheiro dos nossos enchidos, dos queijos e das ervas aromáticas, sinta a textura e a autenticidade do nosso artesanato, apaixone-se, só de olhar, pela nossa doçaria tradicional e deixe-se envolver pela música popular que temos para animar a sua visita".
Estarão presentes na Cozinha dos Ganhões 2012, 8 Tasquinhas/Restaurantes (Restaurante “A Cobata”, Restaurante "Alentejano", Restaurante “Cara Linda”, Restaurante “Flor da Coutada”, Restaurante “Pedro do Cantinho”, Restaurante “Mateus”, Restaurante “O Carlos” e Restaurante “O Jardim”) e 4 doceiros (Alfacinhas Café, Café “O Fresquinho”, Pastelaria “O Forno” e Pastelaria “Truques e Notas”). Os produtos regionais estarão representados por 10 produtores (Guiomar Varandas - castanhas assadas, José Henrique Gonçalves e José Joaquim Rolo - frutos secos e ervas aromáticas, José Manuel Costa Caldeira, Queijaria do Carlos e Queijaria Eduardo Bizarra - queijos, Josefa Calhordas - licores caseiros, Maria João Cortes - compotas e chutneys, Salsicharia Corticense - enchidos e Vanda Chouriço - pipocas e guloseimas). A maior representação pertencerá ao Artesanato e às Instituições com 12 stands (Amaro Saruga, António Moreira, Artes de Cá, Ceramiquices – Fátima Lopes, CERCIESTREMOZ, Irmãs Flores, Josefa Calhordas, Maria da Conceição Cunha, Maria Luísa Conceição, Perfeito Neves, Recolhimento Nossa Senhora dos Mártires, Serralharia Arte – Jorge Cecílio).

29 de novembro | quinta-feira
18:00 – Inauguração do certame
22:30 – Atuação do Grupo de Cantares “Vozes na Idade d’Ouro” da Academia Sénior de Estremoz
00:00 - 04:00 – Discoteca e bares (Pavilhão A)

30 de novembro | sexta-feira
10:00 – Subprograma 3 PRODER / Abordagem Leader. Entrega de contratos pela Gestora do PRODER. Teatro Bernardim Ribeiro (Organização MONTE – ACE)
12:00 – Abertura do certame
22:30 – Atuação do Grupo de música tradicional “Voz Amiga”, de Terrugem
00:00 - 06:00 – Discoteca e bares (Pavilhão A)

1 de dezembro | sábado
12:00 – Abertura do certame
12:30 - Sessão de autógrafos do livro “Memórias do Tempo da Outra Senhora, Estremoz – Alentejo”, da autoria de Hernâni Matos. 
15:00 - Apresentação do livro “Gaturamo – Os Regimentos da Europa na Reconquista do Rio Grande do Sul”, da autoria de Marisa Bacalhau.
16:00 – Encontro de Ranchos Folclóricos:
            - Grupo Folclórico “A Convenção” de Evoramonte
            - Rancho Folclórico “Rosas de Maio” de Veiros
22:30 – Atuação do Grupo de cantares “Abelterium”, de Alter do Chão
00:00 - 06:00 – Discoteca e bares (Pavilhão A)

2 de dezembro | domingo
09:00 – III BTT dos Ganhões (Organização SDT BTTMOZ)
12:00 – Abertura do certame
15:00 – XVIII Encontro de Poetas Populares do Concelho de Estremoz (Organização Associação Filatélica Alentejana)
18:00 – Encerramento do certame

Texto: Pedro Soeiro c/ Câmara Municipal de Estremoz | Cartaz: DR

Sem comentários: