window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

domingo, março 03, 2013

Volta ao Alentejo vai para a estrada entre 20 e 23 de Março


A 31ª Volta ao Alentejo em Bicicleta, que vai para a estrada entre 20 e 24 deste mês, já tem o percurso definido, tendo início em Castelo de Vide e fim em Santiago do Cacém, depois de percorrer 27 dos 47 concelhos que compõem a região.

A "Alentejana", como é conhecida, é a única prova internacional portuguesa que em 2013 tem mais um dia de competição, passando para cinco dias, em contra-ciclo com a Volta ao Algarve, que passou de cinco para quatro dias e o Grande Prémio de Torres Vedras, que reduz para três os quatro dias do ano passado.
A prova fica marcada com o regresso a Marvão, onde termina a primeira etapa, local onde em 2005, o malogrado ciclista espanhol Xavier Tondo venceu a prova e deu início a um brilhante percurso, com vitória na Volta a Portugal. Recorde-se que Tondo morreu o ano passado, vítima de um acidente em sua casa, quando o portão da garagem lhe caiu em cima.
Na Volta ao Alentejo, deverão participar dezoito equipas, entre as quais as seis formações portuguesas profissionais do escalão Continental.
Organizada pela Produções de Actividades Desportivas (PAD), liderada pelo antigo ciclista Joaquim Gomes, vencedor de uma Volta ao Alentejo e duas a Portugal, a prova tem como grande "cartão-de-visita", o facto de ser a única prova internacional do Mundo onde em 30 edições registou outros tantos vencedores.
A "Alentejana" teve o seu grande momento de glória em 1996, quando o penta-vencedor do Tour de França, o espanhol Miguel Indurain, venceu a corrida.
Sérgio Ribeiro, este ano a correr pelo Louletano/ Dunas Douradas, é o único corredor português em actividade que pode quebrar a "tradição maldita", depois de ter ganho a corrida em 2006, ao serviço do Barbot/ Halcon.

ETAPAS
1ª- Castelo de Vide - Marvão
2ª- Sousel - Portel
3ª- Vidigueira - Mértola
4ª- Ourique - Odemira
5ª- Santo André - Santiago do Cacém.

Texto: Pedro Soeiro c/ JN | Imagem: DR

Sem comentários: