window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

sábado, março 23, 2013

Segundo ensaio conjunto da Banda CCE aconteceu em Estremoz. Maestro Inácio Alfaiate faz apelo: "Não quebrem as expectativas a estes jovens".


Teve lugar na passada quarta-feira, dia 20 de Março, na sede da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense “União”, o segundo ensaio do projecto “Banda Juvenil Conjunta CCE”, projecto que consiste na formação musical dos jovens das Bandas Juvenis da Casa do Povo de Cabrela, da Sociedade Filarmónica Corvalense, de São Pedro do Corval, e da União. O primeiro ensaio decorreu no passado dia 16 de Março, em Cabrela, enquanto que o terceiro e último vai ter lugar amanhã, Sábado, em São Pedro do Corval.
No final do ensaio de quarta-feira, o Estremoz Soeiro esteve à conversa com José Tobias, Maestro da Banda Juvenil da União, e com Inácio Alfaiate, Maestro da Banda da Casa do Povo de Cabrela. José Tobias explicou-nos que este projecto de ensaios conjuntos surgiu devido às “enormes dificuldades” colocadas às três filarmónicas no que diz respeito à realização dos habituais “estágios de aperfeiçoamento”. Segundo o Maestro Tobias, o “contexto económico em que vivemos” foi a justificação dada para a não realização dos estágios de aperfeiçoamento nos mesmos moldes em que anualmente se realizavam, “em qualquer uma destas três bandas, com um professor de cada um dos naipes, proporcionando aos alunos aulas individuais e no final, fazendo uma banda conjunta”. Gorada a hipótese dos estágios, as três bandas resolveram realizar três ensaios conjuntos, com o objectivo de montar a “Banda CCE”, no sentido de “proporcionarmos às populações, um concerto final” caso “alguém entender por bem contratá-los para esse fim”, salientou o Maestro da Banda Juvenil da União.
Segundo Inácio Alfaiate, a adesão a este projecto “foi bastante positiva”, pese embora nos jovens de Cabrela tenha havido “alguma desilusão” pelo facto de não ter havido os habituais estágios de aperfeiçoamento. Ainda segundo o Maestro da Banda de Cabrela, com este projecto da Banda CCE, passou-se da desilusão a uma “grande expectativa” num ápice, visto que “estes eventos são úteis e os alunos gostam destas actividades”. 

Sobre a possibilidade da realização de um concerto conjunto público, Inácio Alfaiate aproveitou a oportunidade e dirigiu-se a quem tem poder de decisão: “Não quebrem as expectativas a estes jovens, eles estão ansiosos por colaborar, por mostrar os seus conhecimentos, e o trabalho desenvolvido”.

Texto: Pedro Soeiro | Reportagem e Foto: Rui Borralho

Sem comentários: