window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quinta-feira, março 21, 2013

No dia em que a "Alentejana" passou por Estremoz, Jasper Stuyven vence etapa e conquista amarela

No dia em que a "Alentejana" passou pela cidade de Estremoz, Jasper Stuyven, da equipa Bontrager, venceu a etapa e conquistou a camisola amarela.

Numa tirada que ligou Sousel, que se estreou na Volta ao Alentejo, a Portel, na distância de 172,1 quilómetros, o jovem belga de 20 anos, orientado por Axel Merckx (filho de Eddy Merckx, a maior lenda do ciclismo mundial), esteve sempre em acção. Ainda antes da passagem por Borba, cerca do quilómetro 30, integrou uma fuga com mais 14 corredores, fuga essa que foi anulada a um quilómetro da Meta Volante de Vila Viçosa, ganha por Jasper Stuyven. Ao quilómetro 52.7, na Meta Volante de Redondo, alcança o segundo lugar, e volvidos 28 quilómetros, na Meta Volante de Reguengos de Monsaraz, volta a ser segundo, amealhando mais alguns segundos de bonificação. Ao quilómetro 95, e antes da subida para o Prémio de Montanha de Monsaraz, forma-se um grupo de 11 unidades na frente do pelotão. Nesse grupo, que chegou a ter mais de dois minutos de vantagem, estava... Jasper Stuyven, que se adiantou na curva que antecede a recta da meta, para ser o primeiro a cortar a meta em Portel, após 4 horas, 08 minutos e 19 segundos de tirada.
O ciclista da Bontrager Cycling Team partiu para esta etapa na 7ª posição, a apenas 12 segundos do líder, Daniel Silva. Os segundos de bonificação amealhados ao longo da tirada, nas Metas Volantes de Vila Viçosa, Redondo e Reguengos de Monsaraz, bem como a vantagem conseguida para o pelotão, no momento de cortar a meta, garantiram a Jasper Stuyven conquistar a Camisola Amarela, símbolo de líder da "Alentejana".
O belga parte amanhã para a 3ª etapa, que ligará Vidigueira a Mértola, numa distância de 174,6 quilómetros, com 11 segundos de vantagem sobre o norte-americano Chad Haga, da Team Optum, 16 sobre o espanhol Alejandro Marque, da OFM/Quinta da Lixa, e 28 sobre um seu colega de equipa, o norte-americano Tanner J. Putt. O melhor português é o dorsal nº 1, Filipe Cardoso, da Efapel/Glassdrive, que se encontra na 8ª posição, a 1.09 minutos do camisola amarela.
Na geral por equipas continua a liderar a OFM/Quinta da Lixa, agora com 35 segundos de vantagem sobre a ETIXX/IHNED, e 1.21 minutos sobre a Bontrager Cycling Team, equipa do líder da 31ª Volta ao Alentejo em Bicicleta.
Após a 2ª etapa, Jasper Stuyven é também o rei das camisolas. Comanda a classificação por pontos (Camisola Verde) e a classificação da Juventude (Camisola Laranja). O anterior líder, Daniel Silva, da Rádio Popular/Onda, é o rei da Montanha (Camisola Grená).

Texto: Pedro Soeiro | Imagem: DR

Sem comentários: