window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

sexta-feira, dezembro 28, 2012

Município de Borba e PIMTAI pretendem dinamizar o teatro no concelho


O Município de Borba, a Junta de Freguesia de Orada e a PIMTAI – Associação Cultural, assinaram um acordo de parceria para a dinamização e desenvolvimento cultural do concelho de Borba, no campo do teatro, designadamente teatro-comunidade, teatro popular e criação e programação teatral.

O projecto será candidatado ao programa de apoio promovido pela Direcção Geral das Artes, e terá a duração de quatro anos, entre 2013 e 2016.
Durante o período de execução, está previsto a recuperação, remontagem e edição dos resultados do trabalho que o PIMTAI irá desenvolver sobre os Bonecos do Sandes – Orada, propriedade da Junta de Freguesia de Orada, posteriormente editados em livro e DVD, e a realização de espectáculos com os Bonecos nas freguesias do concelho. No âmbito do teatro e comunidade, pretende-se proporcionar aulas de teatro para crianças, jovens e adultos, fomentando a criação de uma “Escola de Artes”, que serão leccionadas no edifício do Fórum Transfronteiriço da Cultura, do Património e da Juventude. Através desta escola, será montado e apresentado um espectáculo de teatro de comunidade, envolvendo os seus alunos juntamente com alunos da escola de teatro de Évora. A par destas actividades  serão desenvolvidos vários espectáculos para crianças e famílias ao longo dos quatro anos de execução do projecto.
O Município de Borba cederá, para a execução das actividades programadas, as instalações do Cine-Teatro e Fórum Transfronteiriço da Cultura, do Património e da Juventude, ficando a cargo da Junta de Freguesia de Orada disponibilizar o espólio de “bonecos” para consulta e recolha de dados tendo em vista a sua reconstituição para ensaios e representações. O Município pretende, desta forma, incentivar a dinâmica teatral no concelho, que poderá originar mesmo a criação de um grupo de teatro local, usufruindo dos vários equipamentos culturais que o concelho actualmente dispõe.

Texto: Câmara Municipal de Borba | Foto: DR

Sem comentários: