window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

terça-feira, setembro 18, 2012

Regimento de Cavalaria nº 3 comemora 305 anos


O Regimento de Cavalaria 3 (RC3), de Estremoz, comemora em 2012, os 305 anos de existência sendo o mais antigo em atividade do Exército português.

Os festejos do aniversário da unidade serão marcados por várias iniciativas. O ponto mais alto será a cerimónia militar, que ocorre na próxima sexta-feira, 21 de setembro, às 11 horas e que marca um episódio histórico para este regimento: a participação na Batalha de Fuente de Cantos, da Guerra Peninsular, em 1810. De acordo com a Lusa, o programa comemorativo dos 305 anos da unidade, que tem como comandante o coronel Paulo Geada, inclui outras atividades, nomeadamente de âmbito cultural e desportivo.
O RC3 teve um papel bastante influente na revolução de 25 de abril de 1974. A sua participação deu-se através de um Esquadrão de Reconhecimento, comandado pelo capitão Andrade Moura, em que 120 homens cooperaram nas movimentações militares que derrubaram a ditadura.
Esta unidade também mobilizou o maior número de militares para a guerra nas antigas colónias portuguesas, com o envio para campo de batalha de cerca de 42 mil homens, integrados em 42 batalhões e 18 companhias. 
O Regimento de Cavalaria 3, conhecido como «Dragões de Olivença», tem origem numa das mais antigas unidades do Exército, fundada em 1707, em Olivença. Instalou-se em Estremoz a 5 de abril de 1875.


Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA e TVI24 | Fotos: DR

1 comentário:

Anónimo disse...

em 1964 estive ai antes de ser enviado para Angola sera' q ha algum recorde em meu nome RUI GONCALVES - Sargento Miliciano
Obrigado

glisboa1100@aol.com