window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quinta-feira, setembro 20, 2012

Lançada 1ª pedra do Centro Escolar de Sousel

Realizou-se no dia de ontem, 19 de setembro, a cerimónia de lançamento da 1ª pedra do Centro Escolar de Sousel. Na presença da Diretora Regional de Educação do Alentejo, Maria Reina Martin, do Director do Agrupamento de Escolas de Sousel, Luís de Brito, do representante da CCDRA, José Gaspar, de muitos futuros professores, auxiliares e alunos do estabelecimento de ensino e da população em geral que compareceu à cerimónia em assinalável número, o Presidente da autarquia souselense, Armando Varela, foi o "pedreiro" de serviço, colocando com arte e engenho a 1ª pedra de uma obra, que como o próprio referiu, "é uma mais-valia", por melhorar as condições de acesso ao ensino por parte das crianças daquele concelho alentejano.
Armando Varela recordou a oportunidade de “reforçar a parceria entre a comunidade escolar, o Ministério da Educação e a Câmara Municipal de Sousel de forma a criar condições pedagógicas de excelência aos alunos que vão frequentar esta escola, dotando-as de mais capacidade e oferecendo-lhes uma melhor preparação para o futuro”.
A Diretora Regional de Educação do Alentejo elogiou o papel da Câmara Municipal ao assumir parte da despesa desta obra, já que os fundos comunitários comparticipam apenas 80 por cento.
A candidatura do centro escolar de Sousel ao INALENTEJO foi de aproximadamente oito milhões de euros e inclui para alem da construção da escola agora iniciada, todo o mobiliário e equipamento bem como a remodelação do pavilhão gimnodesportivo.
O Prof. Luís de Brito fez questão de referir no seu discurso. “Esta é uma obra que vem satisfazer uma necessidade premente que todos sentimos há muitos anos. A partir daqui não restam dúvidas de que vamos efetivamente ter uma escola nova”, concluiu.
Armando Varela encerrou a cerimónia sublinhando a importância deste Centro Escolar para Sousel e que, com esta obra pretende, acima de tudo, que as crianças e jovens de Sousel disponham de condições semelhantes às já existentes em outros centros escolares em Portugal, porque, explicou, “as obras não se fazem apenas com betão, fazem-se com as pessoas e para as pessoas”, afirmou.
O Centro Escolar de Sousel será construído junto das instalações do actual agrupamento, na Tapada da Portagem.

Texto: Pedro Soeiro c/ Câmara Municipal de Sousel | Foto: DR

Sem comentários: