window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

domingo, setembro 23, 2012

Caça Maior no Alentejo debateu-se em Estremoz


O Auditório do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz recebeu durante a manhã de ontem, sábado, 22 de setembro, o seminário “Caça Maior no Alentejo: Perspetivas”. A cerimónia de abertura contou com a presença de Artur Torres Pereira, Presidente do Clube Português de Monteiros (CPM), e Sílvia Dias, vereadora da Câmara Municipal de Estremoz. Durante a manhã foram oradores Rui Correia, ex-Presidente do Parque Natural da Serra de S. Mamede, João Faria, ex-Presidente do CPM, Rafael Rodrigues, vice-presidente da Herdade da Contenda (Reserva de Caça Nacional), e António Ceia da Silva, Presidente da Turismo do Alentejo, ERT, a quem foi lançado o repto por parte de um membro da plateia, incluindo oferta de espingarda, de aderir ao grupo de caçadores presentes.
No muito animado debate aberto que encerrou o seminário, moderado por Manuel Sevinate Sousa, elemento da direção do CPM, o assunto que mais esperanças deu à classe, foi a possibilidade de transformar a caça no Alentejo, num produto turístico e numa marca, ideia que será amadurecida entre a CPM e a ERT Alentejo.
Foram ainda abordados vários temas, desde o atual Ordenamento Cinegético Nacional, que segundo os seminaristas necessita de alterações urgentes, até à necessidade de reforçar a organização associativa dos caçadores, porque como foi referido por Torres Pereira, “a união faz a força e ninguém é feliz sozinho”, e ainda a necessidade de rejuvenescer o movimento associativo dos caçadores.
Este seminário terminou com uma degustação de vinhos, queijos e enchidos verdadeiramente alentejanos, proporcionada pela Turismo do Alentejo, ERT.

Texto: Pedro Soeiro | Foto: Pedro Soeiro

Sem comentários: