window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

terça-feira, agosto 13, 2013

Évora - Brincadeira acaba em tragédia. Jovem de 22 anos morre esmagado por busto

No passado Sábado, um jovem de 22 anos morreu, após ter sido esmagado por um busto, no Jardim Público de Évora.

O jovem, estudante na Universidade de Évora, foi esmagado no tórax e não resistiu a várias paragens cardiorrespiratórias resultantes da perfuração dos pulmões. O acidente aconteceu perto das duas horas da madrugada de Sábado. Segundo foi noticiado pelo “Correio da Manhã”, Fernando Figueiras, filho de um dos responsáveis pelo projecto “Escola Segura” no Comando da PSP de Évora, e mais dois amigos saltaram a vedação do jardim eborense. Na brincadeira, Fernando terá abraçado o busto em bronze do arquiteto e pintor José Cinatti (1808-1879). Nesse mesmo instante, o busto desprendeu-se da base e tombou, esmagando o peito da vítima contra o chão. Fernando foi levado para o Hospital de Évora e posteriormente transferido para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde viria a falecer na tarde de sábado.
 Segundo é noticiado pelo diário “Público”, a Câmara Municipal de Évora não comenta o sucedido, apenas expressa pesar pelo trágico acontecimento. Já a oposição critica o “abandono” do património edificado da cidade Património da Humanidade.
Neste momento, em que importa, acima de tudo, respeitar o luto da família, quero apenas expressar o meu profundo pesar pelo sucedido”, disse o presidente da câmara, Manuel Melgão. Fonte da autarquia explicou ainda que o busto estava preso com uma estrutura metálica e que “não estava em situação de risco”, tendo sido já removido para as instalações camarárias.
Embora não houvesse nenhuma intervenção agendada, a situação agora exige-o. Recorde-se que em Janeiro, aquando de uma intempérie que assolou todo o país, também a estátua de Vasco da Gama caiu no mesmo local, no Jardim Público.
O vereador da CDU, Eduardo Luciano lembrou que a requalificação deste espaço de lazer “é um compromisso de três campanhas eleitorais”, considerando que o património da cidade e do concelho “está votado ao abandono” e exigindo mais manutenção.

Texto: Pedro Soeiro c/ "Correio da Manhã" e "Público" | Imagem: DR

Sem comentários: