window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quarta-feira, agosto 14, 2013

Luís Mourinha em entrevista à Rádio Campanário: "Não podemos ceder a Praça de Touros a quem não paga impostos"

João Maria Branco e Luís Filipe Mourinha
A praticamente 15 dias da re-inauguração da Praça de Touros local, o Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luís Filipe Mourinha, abriu as portas do agora recinto multifunções à Rádio Campanário, a quem concedeu uma entrevista exclusiva. 

Bem ao seu jeito, e não querendo deixar os seus créditos por mãos alheias, Mourinha lançou algumas farpas para aqueles que ainda criticam o processo de concessão da praça.

Nesta entrevista concedida a Hugo Calado, e que passou ontem no programa da estação emissora calipolense, “Tauromaquia”, o edil estremocense afirmou que “em termos taurinos, esta é das praças mais cómodas do país”. Salientando que a Praça de Touros de Estremoz é agora “um espaço multifunções” e que vai receber outro tipo de espectáculos que não só touradas, Mourinha afirmou que a mesma vai ser inaugurada “com um ano de atraso”, não por culpa do empreiteiro, mas por culpa “das aprovações comunitárias e das modificações no Governo”, por um lado, e do rigoroso Inverno, por outro.
No dia em que a entrevista foi gravada, o cavaleiro tauromáquico estremocense João Maria Branco, experimentava a areia da praça, adquirida a uma empresa nacional por indicação do pai do rejoneador espanhol Diego Ventura. Luís Mourinha salientou que “estamos a trabalhar em conjunto para que tudo corra bem para todos”.
O Presidente da Câmara Municipal de Estremoz referiu ainda que “a praça anteriormente tinha 4 mil lugares” e que agora vai ter uma ocupação de 2400, estando ainda prevista a sua ampliação “em mais 700 lugares”.
Durante esta entrevista, o edil estremocense enumerou as diversas alterações ocorridas no tauródromo, quer em termos de comodidade para o público, nomeadamente os novos camarotes e o facto da pala ser agora maior, quer em termos de comodidade para os animais, classificando mesmo os curros como um “hotel de 5 estrelas”. Luís Mourinha referiu ainda que a praça estremocense vai ter uma capela, e que por indicação do Padre Fernando, a mesma terá como santa protectora, Nossa Senhora de Fátima.
Um dos capítulos que mais celeuma tem levantado em relação à Praça de Touros de Estremoz, prende-se com a sua gestão. Mourinha revelou que a empresa “Campo e Praça” será a responsável pelas três primeiras corridas de touros: 30 de Agosto, 21 de Setembro, e uma outra data a definir. “É o que está previsto no acordo que temos” salientou. Sobre toda a “novela” que tem sido feita à volta da questão da gestão da praça, Luís Mourinha é peremptório: “Quem paga, manda”. Acrescentou ainda que “ninguém se apropria de um bem de outro” e que basicamente o que se passou é que “houve alguém que fez conta com uma coisa que não tinha sido escrita, nem tomada como certa”.
Concluiu o assunto gestão afirmando que, com o cartel apresentado pela “Campo e Praça”, “a empresa demonstrou que quer fazer desta praça uma praça de referência a nível taurino, que é o mais importante no meio disto tudo”. Ao seu jeito, “lançou” algumas farpas aos críticos desta opção de gestão: “não podemos ceder isto a pessoas que não pagam impostos”.
A recuperação da Praça de Touros de Estremoz, bem como da sua envolvente, incluindo a recuperação das muralhas, “tarefa que competia ao Estado”, como referiu Luís Mourinha, representa um investimento total que ronda um milhão e oitocentos mil euros (acrescido de IVA), tendo sido cofinanciado em 85% pelo INALENTEJO, no âmbito do Programa de Acção para a Reabilitação Urbana da Cidade de Estremoz.

Entrevista para ouvir na íntegra no site da Rádio Campanário, em www.radiocampanario.com

Texto: Pedro Soeiro | Imagem: Rádio Campanário

Sem comentários: