window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

terça-feira, maio 14, 2013

Homem que furtou ambulância desrespeitou decisão judicial e não compareceu em tribunal

Estava agendada para as 10 horas de ontem, segunda-feira, a presença no Tribunal Judicial de Estremoz, para primeiro interrogatório, do homem que na sexta-feira à noite furtou e destruiu, após despiste, uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Estremoz.

Mas o individuo, residente em Amora, concelho do Seixal, distrito de Setúbal, desrespeitou a decisão judicial, não comparecendo. De recordar que o delegado do Ministério Público decidiu, durante o fim-de-semana, que o homem, de 37 anos, deveria aguardar julgamento em liberdade, tendo-lhe sido aplicada a medida de coacção de Termo de Identidade e Residência. Hoje, em tribunal, apenas compareceram os bombeiros.
Foi no passado dia 10 de Maio, sexta-feira, cerca das 23.30 horas, que o individuo roubou uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, tendo-se despistado logo de seguida, nos arredores da cidade, junto aos Montes Novos, destruindo o veículo e ficando com ferimentos ligeiros.
Na madrugada do acidente, e em declarações à agência Lusa, o segundo comandante da corporação de Estremoz, Januário Coradinho, referiu que a ambulância ficou “sem conserto”, tendo sido causado um prejuízo de mais de 65 mil euros aos bombeiros.
Tentando explicar como tudo aconteceu, Januário Coradinho disse que a ambulância foi roubada quando uma outra viatura da corporação saiu para um socorro. O segundo comandante acrescentou que o homem, que já estaria junto ao veículo roubado, arrombou um portão com a ambulância que conduzia e seguiu atrás da viatura em serviço, sendo perseguido pela polícia e pelos próprios bombeiros.
O acidente que destruiu a ambulância ocorreu em plena Estrada Nacional 4, no sentido Estremoz-Vimieiro, junto ao quilómetro 138, na zona de Montes Novos, a cerca de quatro quilómetros de Estremoz.
O homem, que sofreu ferimentos ligeiros, foi posteriormente transportado na ambulância Suporte Imediato de Vida, de Estremoz, para o Hospital Distrital de Évora, mas já detido e acompanhado pelos militares da GNR.
Segundo informações recolhidas, o indivíduo roubou a ambulância após ter provocado desacatos no bar do quartel. “Estremoz Soeiro” está em condições de adiantar que o homem foi autorizado pelo proprietário de uma superfície comercial de Estremoz, a permanecer durante todo o dia de sexta-feira, no referido espaço, vendendo objectos que, supostamente, fariam parte de uma campanha de angariação de fundos para uma associação. “Estremoz Soeiro” sabe que fonte da referida associação já comunicou nada ter a ver com o sucedido, nem ter quaisquer ligações com o homem de 37 anos.  
A viatura destruída, uma Mercedes datada do ano de 2000, era a mais nova da corporação, e servia de rectaguarda à ambulância do INEM. A sua destruição significa um prejuízo entre 60 e 65 mil euros, além da reparação do portão cujos danos foram calculados em perto de 2 mil euros.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagens: Jorge Manuel Pereira . Jornal Brados do Alentejo

Sem comentários: