window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quinta-feira, abril 04, 2013

Município de Fronteira decide adiar recriação da Batalha dos Atoleiros


Devido às previsões de mau tempo para o próximo fim-de-semana, a Câmara Municipal de Fronteira decidiu adiar para o mês de Junho, a recriação da Batalha dos Atoleiros, iniciativa que anualmente se realiza a 6 de Abril.

O vereador António Gomes, em declarações à agência Lusa, referiu que o Município de Fronteira decidiu adiar "a recriação da batalha por causa do mau tempo e decidimos realizar este evento em Junho, pois é uma data mais segura". De acordo com a autarquia de Fronteira, a recriação da Batalha dos Atoleiros vai ser realizada entre os dias 21 e 23 de Junho, altura em que decorre também na vila alentejana a já tradicional feira medieval.
O autarca indicou que "a feira medieval vai decorrer na vila e a recriação da batalha junto ao terródromo de Fronteira".
Considerando que a passagem da recriação da batalha para o mês de Junho "não vai prejudicar a mística" do evento, António Gomes alegou que essa data é "mais segura" no que diz respeito ao estado do tempo.
Em 2012, recordou o autarca, a recriação da batalha também foi adiada para "mais tarde", para 22 de Abril, uma vez que o dia 6 de Abril coincidiu com o Sábado de Páscoa.
A Batalha dos Atoleiros ocorreu a 6 de Abril de 1384, no sítio pantanoso de Atoleiros, entre Fronteira e Sousel. Nessa batalha, Nuno Álvares Pereira venceu a cavalaria castelhana, apesar de esta ser em maior número, utilizando pela primeira vez a táctica do quadrado. Da parte portuguesa não se registaram mortos, nem feridos, ao contrário dos invasores que sofreram pesadas baixas.
A recriação desta batalha, que assinala a vitória de Portugal sobre Castela, envolve mais de três centenas de figurantes oriundos de várias associações e companhias de teatro.

Texto: Pedro Soeiro c/ Lusa | Imagem: DR

Sem comentários: