window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

segunda-feira, abril 22, 2013

Cidade Ecológica da Escola do Caldeiro foi apresentada no passado Sábado no Teatro Bernardim Ribeiro

Teve lugar, no passado dia 20 de Abril, a apresentação pública da Maquete de uma cidade ecológica, inserido no projecto “Missão Up – Unidos pelo Planeta”, desenvolvido pelos alunos das turmas E, F e PCA da Escola Básica do Caldeiro.

A cerimónia, que se realizou na extraordinária sala de espectáculos da cidade de Estremoz, o Teatro Bernardim Ribeiro, contou com a presença da Presidente do Agrupamento de Escolas de Estremoz, Professora Adosinda Pisco, do Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Estremoz, Arquitecto José Augusto Trindade, do Presidente da Junta de Freguesia de Estremoz - Santa Maria, José Maria Ginja, de José Rui Marques e Jorge Pereira, agricultores responsáveis pela horta biológica da Escola Básica do Caldeiro, para além dos muitos pais e familiares dos alunos, que encheram por completo a plateia do teatro estremocense.
Depois de realizada a sessão de abertura e apresentação da mesa de honra, a dança invadiu o palco do Bernardim Ribeiro, com a coreografia “A água na terra”, ao som da música “Suite do Pássaro de Fogo”, de Igor Stravinsky e projecção simultânea de uma animação do filme da Disney, “Fantasia”.
Após a apresentação de diversos powerpoint´s com actividades desenvolvidas pelos alunos, encarregados de educação e docentes, relacionadas com a reciclagem, a poupança energética, a pegada ecológica, e outras boas práticas ambientais, dois alunos do estabelecimento de ensino estremocense entrevistaram José Rui Marques e Jorge Pereira, os agricultores responsáveis pela horta biológica da Escola Básica do Caldeiro.
A noite de festa continuou com o compromisso de honra, efectuado pelos alunos, de preservação do meio ambiente, e com a entrega ao Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Estremoz, de um memorando com princípios sobre a sustentabilidade.
Um dos momentos altos desta sessão pública foi o lançamento da canção inédita “Missão Up – Unidos pelo Planeta”, com letra escrita pelas professoras responsáveis pelo projecto e musicada pelos pais de dois alunos.
A noite chegou ao fim com a apresentação da maquete da cidade ecológica, que foi sendo explicada aos presentes pelos alunos envolvidos no projecto.
A Missão Up - Unidos pelo Planeta é um projeto educativo desenvolvido pela Galp Energia, de abrangência nacional, dedicado à temática do consumo de energia, especificamente enfocado nas áreas de Fontes de Energia, Eficiência Energética, Mobilidade Sustentável e Pegada Energética.
Este projeto dirige-se às crianças dos 1.º e 2.º Ciclos, entre os 6 e os 12 anos, mas também aos seus Professores, Encarregados de Educação e Pais.
A Missão Up - Unidos pelo Planeta pretende promover a responsabilização das crianças para a tomada de atitudes e alteração de comportamentos futuros para um planeta globalmente mais sustentável.
O Concurso Brigadas Positivas desafia alunos e professores a organizarem equipas ou "Brigadas" com uma missão específica dedicada ao tema da eficiência energética. Estas "Brigadas Positivas" devem sugerir e implementar ações junto dos seus colegas, amigos e pais para promover uma utilização sustentável da energia. Estas Brigadas são constituídas por grupos de alunos que definem, entre si, uma Missão que contribua para a eficiência energética na escola e nas suas casas. Coordenados por um professor, os alunos implementaram  ações com esse objetivo.

Texto: Pedro Soeiro | Imagem: Pedro Soeiro

1 comentário:

Anónimo disse...

Ó Soeiro fala ai do Torrinha que bateu com a porta, nã tenhas medo.