window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

sexta-feira, janeiro 04, 2013

Concurso Público Internacional no âmbito do projecto "Fazer Acontecer a Regeneração Urbana" em Portalegre, Marvão e Sousel

As autarquias de Portalegre, Marvão e Sousel, em parceria com a CIP – Confederação Empresarial de Portugal, e com o apoio do NERPOR – AE – Associação Empresarial da Região de Portalegre, no âmbito do projecto “Fazer acontecer a Regeneração Urbana”, estão a promover um concurso público internacional de ideias para eleger a melhor solução de regeneração urbana de forma a dinamizar, recuperar e revitalizar as áreas de intervenção predefinidas pelas três autarquias alentejanas: zona histórica e comercial em Portalegre, conjunto de ruas em Marvão e Pousada de S. Miguel em Sousel.
O concurso, que decorre até 4 de Março, pode ser consultado em www.nerpor.pt/regeneracaourbana e destina-se a profissionais, engenheiros, designers, paisagistas, arquitectos, urbanistas, gestores, economistas, etc., que podem concorrer individualmente ou organizarem-se em equipas multidisciplinares e apresentar uma proposta única com ideias para regenerar estas três áreas.

As propostas a concurso serão avaliadas por um júri de profissionais entre os quais se destaca o arquitecto João Luís Carrilho da Graça e serão atribuídos três prémios: 1º prémio no valor de 15.000 euros, 2º prémio de 5.000 euros podendo ainda ser atribuída uma menção honrosa no valor de 2.500 euros.

Este concurso é de dimensão internacional e tem como objectivo a recolha de contributos para a melhoria de qualidade de vida das populações. Por isso, a regeneração urbana além de dar nova vida às zonas de intervenção também tem que ser entendida como forma de reabilitar, inovar, reestruturar, melhorar e até corrigir certos aspectos, de forma a qualificar e promover a região como um todo, tornando a zona regenerada ideal para fins habitacionais e empresariais, e com componentes de lazer e animação turística ambiental e cultural.

PORTALEGRE
Propostas para o “Plano da Regeneração Urbana de Portalegre”, que incide nas artérias principais onde se desenvolve grande parte do comércio e serviços, no Eixo definido pelo Largo José Lourinho, nas Ruas 5 de Outubro, do Comércio e de Elvas, os Largos José Duro, de S. Lourenço, da Fonte Nova, Frederico Laranjo, Luís de Camões, da Misericórdia, Serpa Pinto e de S. Agostinho, e ainda na Praça do Município.

MARVÃO
A área de intervenção de Marvão integra três ruas, designadamente, a Rua do Castelo, a Rua do Espirito Santo e a Rua das Portas da Vila. Situam-se no interior da vila e estão inseridas na zona do Plano de Pormenor, Salvaguarda e Valorização do Sítio de Marvão.

SOUSEL
No caso do Município de Sousel a área objecto do concurso de ideias é referente à Pousada de S. Miguel e à sua ligação com o aglomerado urbano da vila. A zona de intervenção está entrosada no denso olival da Serra de S. Miguel, com uma vista singular para uma extensa área de olival alentejano. Na proximidade da pousada localiza-se a Capela de Nossa Senhora do Carmo e a mais antiga Praça de Touros em Portugal.

Texto: Pedro Soeiro c/  Rita Dinis da www.revistaip.com.pt | Imagem: DR

Sem comentários: