window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quarta-feira, janeiro 30, 2013

Alandroal - Peixe do Rio volta a estar em destaque


O peixe do rio volta a estar em destaque na quarta edição da "Mostra Gastronómica do Peixe do Rio de Alandroal", que se realiza neste concelho alentejano, de 1 a 10 de Março.
Esta mostra trata-se de uma iniciativa de promoção turística, promovida pelo município, que pretende dar a conhecer um dos pontos fortes da gastronomia típica do concelho situado junto ao Rio Guadiana. 
Segundo os promotores, os visitantes vão poder degustar nos restaurantes, cafés e tascas do concelho, aderentes à iniciativa, o peixe frito e a caldeta de barbo, mas também a carpa, o lúcio-perca e o sável, em receitas variadas.

O município refere que continua a sua "forte aposta" na promoção da tradição gastronómica do concelho ligada ao peixe do rio que, associada à inovação que as novas espécies que o Alqueva trouxe para a região e à criatividade dos restaurantes locais, tem permitido projectar o Alandroal como "um destino gastronómico de eleição".

O presidente do município de Alandroal, João Grilo, considerou que "o concelho tem aspectos únicos, cheios de potencial, que o diferenciam de todos os outros concelhos e que até há pouco tempo não estavam a ser explorados, como é o caso da forte ligação ao Guadiana, ao Alqueva e ao peixe do rio".
Para a edição deste ano do certame, o município aposta na instalação de um "Welcome Center", no centro da vila de Alandroal, na Praça da República, onde os visitantes poderão encontrar toda a informação sobre a mostra e sobre os produtos regionais do concelho, e onde vão decorrer "workshops" de culinária, momentos de degustação de produtos e de animação associada à cultura local.
Roteiros gastronómicos pelos estabelecimentos aderentes, "A Hora do Petisco", a inauguração de um novo percurso pedestre denominado "Nas Margens do Alqueva", a realização de mercados de produtos regionais aos sábados, um concurso de pesca e um concurso de poesia popular, com o peixe do rio como mote, são outros atractivos do evento.
Destaque também para a realização da tradicional "Caldeta para Todos", que este ano decorre junto à aldeia de Rosário, nas margens de Alqueva, e que irá encerrar a "IV Mostra do Peixe do Rio do Concelho de Alandroal".

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: DR

Sem comentários: