window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

domingo, dezembro 01, 2013

Portalegre - Serra de São Mamede vai ter primeiro parque eólico em 2014

Segundo anunciou hoje uma das entidades parceiras do projecto, está a ser instalado na Serra de São Mamede, o primeiro parque eólico do distrito de Portalegre, num investimento que ronda os nove milhões de euros.

O equipamento, cuja sua concretização contou com a parceria da Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo), pertence a uma empresa ligada ao sector e deverá começar a funcionar em pleno em Março de 2014.
Segundo explicou em declarações à agência LUSA, Tiago Gaio, da AREANATejo, "as obras da linha eléctrica já começaram para depois ligar o parque eólico à subestação e também já decorrem as obras de infraestruturas da parte da construção civil".
O responsável referiu que o parque eólico pode permitir o fornecimento de energia equivalente a uma grande parte do consumo da cidade de Portalegre, embora a energia seja "injectada" na rede para depois ser distribuída. "No fundo, é uma produção de energia equivalente ao consumo doméstico da cidade", disse.
A AREANATejo, parceira deste projeto que pertence à empresa Ventoculto, elaborou o mapeamento, instalou várias torres de potencial eólico na zona e cruzou os dados para fornecer aos investidores todos os pormenores do tipo de parque a instalar, ou seja, elaborou um estudo da avaliação do potencial eólico da região.
Tiago Gaio disse que "desenvolvemos este mapeamento para ter os dados sobre o tipo e regimes de vento e esses dados é que permitiram determinar a melhor localização do parque e o tipo de máquinas e modelos para trabalhar".
Por via da redução de emissões de CO2, o parque, que vai funcionar com quatro aerogeradores, permitirá produzir energia eléctrica "limpa", o que significará uma poupança na factura nacional de importação de combustíveis fósseis.
O local escolhido para instalar o parque é o Alto dos Forninhos, em plena Serra de São Mamede, e situado na zona do antigo perímetro florestal (viveiro), na vertente sul da serra.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: DR

Sem comentários: