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quarta-feira, maio 21, 2014

Torre de Palma Wine Hotel foi hoje inaugurado em Monforte

Com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, do Presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, e do Presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, entre outras entidades convidadas, foi hoje, quarta-feira, dia 21 de Maio, inaugurado em Monforte, o Torre de Palma Wine Hotel, um hotel rural de cinco estrelas, que representa um investimento superior a três milhões de euros, que "concilia" a tradição com a modernidade e que tem o vinho como mote.

O Torre de Palma Wine Hotel é uma unidade turística familiar, que os promotores consideram "de charme", composta por 19 unidades de alojamento, adega, restaurante, SPA, espaços "corporate" e para eventos, picadeiro e horta biológica, entre outros serviços.
 "Nós temos contratado e aprovado com o Turismo de Portugal um valor de cerca de três milhões de euros, mas o projecto tem também uma componente de capitais próprios muito forte", explicou o promotor, Paulo Barradas. Cerca de 70 por cento dos três milhões de euros corresponde a um empréstimo bonificado do Turismo de Portugal, através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), assinala.

Os proprietários Ana Isabel e Paulo Barradas
Além da componente turística, Paulo Barradas quer criar a marca "Torre de Palma", recriar o "ambiente romano" e, através da marca, promover os produtos alentejanos, como as compotas, mel, azeite, enchidos, vinho e o cavalo Lusitano, entre outros.
Tudo isto com produção própria e turismo responsável, que passa por criar parcerias com os agentes locais que fazem a qualidade que nós preconizamos e que podemos aconselhar ao consumidor, afirmando que esses produtos são os melhores que temos na região”, explicou.

A unidade hoje inaugurada, construída na Herdade de Torre de Palma, com cerca de 15 hectares, tem vindo a desenvolver nos últimos tempos acções no sentido de captar turistas de vários pontos da Europa, sendo que o mercado espanhol "é importante" uma vez que o complexo turístico está situado a pouco mais de 40 quilómetros da fronteira.
O mercado do Brasil é outro dos “alvos” que os promotores pretendem alcançar.
Além de "dar a conhecer" as ruínas de Torre de Palma, a cerca de 300 metros do hotel, os promotores do projecto pretendem promover workshops de agricultura biológica, ateliês de gastronomia típica, jantares vínicos, vindimas, observação de estrelas, birdwatching e passeios pela natureza, entre outras actividades.
A vila romana de Torre de Palma, descoberta em 1947, localiza-se a cerca de cinco quilómetros da vila de Monforte, no distrito de Portalegre.
Esta vila romana teve ocupação desde o século I d.C. até à época visigótica.
Alvo de vários estudos desenvolvidos por historiadores e arqueólogos, destaca-se no espaço um leque de objetos descobertos, tais como o mosaico dos cavalos, o mosaico das musas e uma inscrição dedicada a Marte.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagens: DR

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