window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

segunda-feira, maio 05, 2014

Corrida de Touros em Estremoz - João Maria Branco foi triunfador a "jogar em casa"

Na passada sexta-feira, dia 2 de Maio, e integrada na FIAPE - Feira Internacional Agropecuária de Estremoz, realizou-se na centenária Praça de Touros de Estremoz, uma corrida de touros cujo cartel era composto na sua totalidade por alentejanos.

Àquele que é considerado por muitos o mais popular cavaleiro tauromáquico nacional, a sorte não sorriu. Calhou-lhe o pior lote da corrida, dois touros com pouco para dar e que não permitiram que Joaquim Bastinhas levasse ao rubro o público que encheu cerca de dois terços da praça estremocense. Passou ao lado da corrida em Estremoz.
João Moura Jr. esteve soberbo no segundo toiro da noite. Uma verdadeira lição de toureio a cavalo. O seu segundo oponente, o quinto da noite, era mais manso e reservado, não dava para mais, não deixando brilhar tão intensamente como no seu primeiro toiro o cavaleiro de Monforte. Ainda assim, Moura entregou-se e deixou em praça todo o seu querer e ambição.
João Maria Branco, que "jogava em casa", na sua terra natal e perante o seu público, foi o grande triunfador da noite, com duas lides de "elevada nota artística", como diria o Mister Jesus. A cumprir o seu segundo ano de alternativa, Branco mostrou que veio para ficar, e não para ser apenas mais um. No terceiro da noite lidou bem, com alegria e emoção o melhor Passanha da corrida. No sexto da noite, João Maria Branco soube tirar o que de melhor o touro tinha. E triunfou!
No que às pegas diz respeito, houve grandes e rijas! Os homens das jaquetas das ramagens de Portalegre, Redondo e Monforte apresentaram-se em bom plano. Pelos de Portalegre, pegaram Alexandre Lopes, à segunda, e Nelson Batista, à primeira, ao quarto da noite, na grande pega da corrida. Pelos de Redondo, foram caras Rui Grilo e Hugo Figueira, que pegaram os seus dois toiros ao primeiro intento. Nota de destaque para os estremocenses do Grupo de Forcados Amadores de Monforte. Rui Espiguinha, à primeira tentativa, e Nuno Toureiro, à segunda, pegaram os seus oponentes, e mostraram a grande forma que atravessa o grupo mais elementos de Estremoz tem nas suas fileiras.
Os touros Passanha que se apresentaram na praça estremocense, apesar de bem apresentados, deram jogo desigual. Dirigiu, e bem, esta corrida, Agostinho Borges.

Nota negativa apenas para a falta de público. A crise e a transmissão televisiva podem ser factores que expliquem a ausência de aficionados, mas isso só não chega...

Videos e Fotos para ver na página de Facebook do "Estremoz Soeiro".

Texto: Pedro Soeiro | Imagem: Ivo Moreira

Sem comentários: