window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

terça-feira, junho 24, 2014

Não há escolas a encerrar no concelho de Estremoz. Conheça quais as escolas que encerram no Alentejo.

Depois de comunicada às direcções escolares e às respectivas autarquias, o Ministério da Educação e Ciência divulgou na tarde de hoje, segunda-feira, através do sítio do Governo na Internet, a lista das 311 escolas do 1.º ciclo cujos alunos passarão a estar integrados em centros escolares ou em outros estabelecimentos de ensino.

Segundo o Governo liderado por Pedro Passos Coelho, “o processo de reorganização da rede escolar para o ano lectivo de 2014/2015 fica assim concluído”.
Na nota introdutória de divulgação da lista das escolas a encerrar, o Ministério de Nuno Crato salienta que “a definição da rede escolar do 1.º ciclo tem em conta a existência de alternativas com melhor qualidade para o ensino e a prática pedagógica, e salvaguarda questões como a distância para a escola de destino e tempo de percurso, as condições da escola de acolhimento, o transporte e as refeições”. Acrescenta ainda que “nos casos em que não foi possível garantir essas condições, foram mantidas em funcionamento as escolas em causa com uma autorização excepcional de funcionamento, ainda que ao abrigo da Resolução do Conselho de Ministros número 44/2010 estas devessem ser agregadas”.
No Alentejo, são 35 as escolas que vão encerrar portas. Nos distritos de Évora e Portalegre encerram 12 escolas em cada, sendo que em Beja serão fechados nove estabelecimentos de ensino. Mas também há escolas “alentejanas” no distrito de Setúbal que vão encerrar, mais concretamente, duas.

Na denominada Zona dos Mármores, serão três as escolas do 1.º ciclo que vão fechar. Duas no concelho de Borba, a Escola Básica da Nora e a Escola Básica da Orada, e uma no concelho de Sousel, a Escola Básica de Santo Amaro.

Confira abaixo a lista de todas escolas no Alentejo que já não vão abrir no ano lectivo 2014/2015.


Texto: Pedro Soeiro

Sem comentários: