window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quinta-feira, abril 17, 2014

Papa Francisco nomeou o cónego Francisco Senra Coelho, presbítero diocesano de Évora, como Bispo Auxiliar de Braga

No final da Missa Crismal, celebrada esta quinta-feira santa de manhã, na Sé de Évora, o Arcebispo D. José Francisco Alves anunciou a decisão do Papa Francisco de nomear o cónego Francisco Senra Coelho, presbítero diocesano de Évora, como Bispo Auxiliar de Braga. Todo o Presbitério e Assembleia aplaudiram a decisão, felicitando o cónego Francisco Senra Coelho, cuja ordenação episcopal acontecerá no dia 29 de Junho, na Sé de Évora.

Segundo o comunicado da Nunciatura Apostólica em Portugal, enviado à Agência ECCLESIA, e publicado esta manhã, o Santo Padre atribuiu ao novo membro do episcopado português o título de bispo de Plestia.

O cónego Francisco José Villas-Boas Senra de Faria Coelho nasceu a 12 de Março de 1961, em Maputo, Moçambique, sendo os pais naturais de Adães, concelho de Barcelos, na Arquidiocese de Braga.
O novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga, frequentou o Liceu Nacional de Barcelos e o Liceu Sá de Miranda, em Braga, enquanto estava já no Seminário Conciliar da cidade minhota.
Em 1980 ingressou no Seminário Maior de Évora, onde concluiu o curso superior de Teologia, sendo posteriormente ordenado a 29 de Junho de 1986 pelo Arcebispo de Évora, D. Maurílio de Gouveia.
Actualmente o cónego Francisco José Senra Coelho era pároco de Nossa Senhora de Fátima e de São Manços, em Évora e de Nossa Senhora da Consolação, em Arraiolos, além de ser o vigário forâneo da Vigaria de Évora e o moderador da Zona Pastoral Centro/sul da Arquidiocese de Évora.
É também assistente religioso dos estúdios da Rádio Renascença e da Rádio Sim em Évora, assistente diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima, da Associação dos Missionários de Cristo Sacerdote, do Movimento dos Cursos de Cristandade e membro do Conselho Presbiteral e do Cabido da Basílica Metropolitana de Évora, na qualidade de cónego capitular, assumindo as funções de tesoureiro-mor.
Entre 1986 e 1988 foi vigário paroquial das paróquias de Nossa Senhora da Saúde e Nossa Senhora de Fátima em Évora, redactor religioso e cultural da Rádio Renascença – Voz do Alentejo e assistente diocesano das Obras Missionárias Pontifícias além de capelão do estabelecimento prisional de Évora.
De 1990 a 2000 Francisco José Senra Coelho foi director e editor do boletim ‘Igreja Eborense, Vida e Cultura da Arquidiocese de Évora’.
A nível académico Francisco José Senra Coelho é doutorado em História pela Universidade Internacional de Phoenix tendo como tema da tese a vida do Arcebispo de Évora, D. Augusto Eduardo Nunes, no contexto da Primeira República em Portugal.
Actualmente lecciona a disciplina de História da Igreja no Instituto Superior de Teologia de Évora e é membro da sociedade científica da Universidade Católica Portuguesa e do Conselho Científico do Centro de Estudos de História Religiosa da mesma universidade.

Texto: Pedro Soeiro c/ Agência ECCLESIA | Imagem: DR

Sem comentários: