window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

sexta-feira, abril 25, 2014

"A Bela e o monstro!"... as "Cortesias" de António Peças no "Brados do Alentejo"

Há algumas semanas a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), ou melhor, a inoperacionalidade da VMER estacionada no Hospital do Espírito Santo, em Évora, voltou a ser notícia. O Ministério da Saúde abriu um processo de averiguações, o PCP quer uma audição urgente ao Minsitro da Saúde, e aqueles que um dia possam a necessitar da VMER de Évora querem, acima de tudo, que a situação se resolva.


Frontal e directo, como aliás é seu apanágio, o meu amigo António Peças escreveu sobre este assunto, do qual tem conhecimento aprofundado, no jornal "Brados do Alentejo" do passado dia 17 de Abril, o texto que, com a devida vénia ao autor e à publicação sedeada em Estremoz, transcrevo na íntegra.
Mais uma vez... PARABÉNS DOUTOR!

Em meados de Janeiro de 2012, na sequência de um mail em que me manifestava contra o facto estatisticamente provado de os médicos exteriores ao HES fazerem muito mais turnos na VMER do hospital do que os médicos da instituição, fui suspenso também por mail, pela médica coordenadora da VMER, da minha actividade naquela viatura com efeito imediato e por tempo indeterminado.
Passados dois anos e quatro meses dessa suspensão, milhares de horas de inoperacionalidade da VMER, alguns mortos, vários feridos e muitos doentes sem a assistência médica diferenciada que necessitavam, a suspensão mantém-se! A única certeza, transmitida pelo Sr. Director Clínico do HES, é a de que nenhum processo disciplinar me foi instaurado por este motivo.
Vaidades à parte, sou o médico do HES com mais anos de curso de VMER – Dezembro de 2003 –, trabalhei nas VMER de Lisboa, Santarém, Évora e Beja, nos CODU de Lisboa e Faro, trabalho nos helicópteros do INEM de Lisboa, Beja e Loulé, fui chefe da 9ª equipa médica do INEM em Timor Lorosae, fiz parte da equipa do INEM presente no Haiti após o terramoto de 2010 em que morreram mais de 200.000 pessoas, fui condecorado pelo Sr. Ministro da Administração Interna pelo trabalho desenvolvido no Haiti, recebi um louvor do Ministério da Saúde pelo mesmo motivo, fui o chefe da equipa médica do INEM que acompanhou exclusivamente o Papa Bento XVI durante a sua visita a Portugal, fui o chefe da equipa médica do INEM que acompanhou exclusivamente o Presidente Barack Obama durante a sua visita a Portugal… e fui suspenso da VMER do HES por discordar da médica coordenadora da viatura!!!
Pela comunicação social tive conhecimento que o Sr. Presidente da ARS do Alentejo não tinha conhecimento desta suspensão. Imagino que o Sr. Ministro da Saúde muito menos…
Já dei por mim a questionar se estarei louco, por tão inverosímil me parecer esta situação. Ou se algum pormenor me estará a escapar… Daqueles que modificam por completo o curso de uma situação. Mas chego invariavelmente à mesma conclusão: sou apenas o parvo que até agora tem acreditado na boa vontade dos intervenientes para a resolução desta suspensão.
Chega!! Não por mim! Mas por todos aqueles que continuam a morrer, a sofrer, a deteriorar irreversivelmente a sua situação clínica por falta de assistência médica rápida e adequada!
Se estiver errado peço-vos o favor de me corrigirem!
by António Peças in Brados do Alentejo

Texto introdutório: Pedro Soeiro | Imagem: DR

Sem comentários: