window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quinta-feira, julho 11, 2013

ÚLTIMA HORA - Sargento estremocense Sérgio Malacão absolvido

O Tribunal de Coruche acaba de absolver o 1º Sargento da GNR, o estremocense Sérgio Malacão, de todas as acusações de que vinha acusado.

De recordar que o ex-comandante do posto da GNR daquela vila alentejana, actualmente a cumprir serviço na GNR de Setúbal, respondeu em tribunal, num julgamento que se iniciou no passado dia 19 de Março, por três crimes de tortura e dois de ofensa à integridade física, para com dois feirantes e o filho de um deles, actos alegadamente ocorridos dentro do posto de Coruche da GNR.
Durante as alegações finais, ocorridas a 25 de Junho, o Ministério Público considerou não ter ficado provado que o 1º Sargento tenha praticado os factos de que estava acusado e que teriam alegadamente ocorrido nas Festas de Coruche, a 16 de Agosto de 2010, tendo pedido a absolvição do réu.
"Foram apresentados testemunhos inconsistentes e incoerentes, além de versões antagónicas e contraditórias dos factos, o que fez com que o tribunal não conseguisse apurar, com certeza, qual das versões estava mais próxima da realidade", justificou a presidente do colectivo de juízes durante a leitura do acórdão no Tribunal Judicial de Coruche.
Para o tribunal, não ficaram provados os factos constantes da acusação do Ministério Público e do despacho de pronúncia, em relação aos três arguidos, apesar de reconhecer as lesões sofridas por todos. Dois dos vendedores, que estavam acusados de ofensas à integridade física qualificada, injúria e ameaça agravadas perpetradas sobre o ex-comandante, foram também absolvidos.
"Na dúvida, é preferível absolver um culpado do que condenar um inocente", salientou a presidente do colectivo de juízes, que também rejeitou todos os pedidos de indemnização civil requeridos pelos arguidos.
O advogado dos dois feirantes disse à saída do tribunal que ia analisar primeiro o acórdão, para depois decidir se recorre ou não da decisão.

Texto: Pedro Soeiro c/ Público | Imagem: DR

Sem comentários: