window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

sexta-feira, outubro 24, 2014

III Duatlo do Sistema Solar realiza-se em Estremoz no próximo fim-de-semana

No próximo fim-de-semana, dias 25 e 26 de Outubro, decorrerá a terceira edição do SOL-DUATLO DE ESTREMOZ e, embora a proposta possa parecer estranha, vai ser mesmo possível visitar os planetas do nosso Sistema Solar a correr e a pedalar!

Com efeito, em 2007 o Centro Ciência Viva de Estremoz instalou no concelho de Estremoz um dos poucos Sistemas Solares à escala existentes em todo o Mundo, com um Sol com mais de 3 metros de diâmetro localizado no centro da cidade de Estremoz e Plutão com 5,6 mm instalado à porta do castelo de Évoramonte, a mais de 14 quilómetros de distância. Um passeio por este Sistema Solar é não só uma oportunidade de perceber melhor o maravilhoso Universo em que vivemos, mas também de desfrutar algumas das bonitas paisagens do norte alentejano, pois a maioria dos planetas estão em pequenas e bonitas vilas em torno da cidade de Estremoz.
Em 2012, uma parceria com a Federação de Triatlo de Portugal permitiu o lançamento de uma actividade anual, onde a Ciência e o Desporto se aliam de uma forma inédita. SOL-DUATLO DE ESTREMOZ é a única prova desportiva que percorre todo o Sistema Solar... em poucas horas...
Cientes da importância, cada vez maior, que a difusão do conhecimento científico junto do grande público tem na manutenção e desenvolvimento de um projecto de sociedade moderna e inclusiva, o Centro Ciência Viva de Estremoz e a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, que já tinham sido responsáveis pela conceção e instalação deste curioso Sistema Solar, em colaboração com a Câmara Municipal de Estremoz, juntaram-se de novo idealizando com a Federação de Triatlo de Portugal, um evento único, desta vez cruzando a CIÊNCIA e o DESPORTO.
Tal como é costume, em colaboração com a Escola de Triatlo Santo António de Évora e as Associações de BTT de Estremoz "Sobe e Desce" e “Rota d’Ossa”, irá realizar-se amanhã e Domingo, o Sol-Duatlo de Estremoz, uma prova de corrida e BTT, mas onde quer os atletas quer o público podem participar em diversas actividades científicas. Apesar das provas estarem incluídas no campeonato nacional estão abertas a federados e não federados de todas as idades, incentivando fortemente a participação de pessoas que não sejam praticantes regulares de atividades desportivas; a existência de várias modalidades de participação, incluindo equipas de estafeta, faz com que este possa ser um fim-de-semana realmente único em Estremoz. Se na prova aberta de sábado os participantes começam por correr 1,8 quilómetros, seguindo-se oito quilómetros de bicicleta e terminando com 900 metros de corrida, já na prova de domingo as distâncias são respectivamente 12,3 quilómetros, 78 quilómetros e 9,7 quilómetros. Em 2014, ao nível de provas, a novidade passa pela inserção do Campeonato Nacional de Clubes – Prova de Estafetas.

Dia 25 de Outubro:
14h30 – Circuito Regional Jovem;
15h30 – Prova Aberta;
16h30 – Campeonato Nacional de Clubes – Prova de Estafetas.
Dia 26 de Outubro:
10h00 Taça de Portugal PorTerra.

Mais informações podem ser obtidas através das páginas www.estremoz.cienciaviva.pt e www.federacao-triatlo.pt
Sol-Duatlo de Estremoz... atreve-te a participar...
Vem celebrar a Ciência e o Desporto num evento único em Estremoz!

Texto: Pedro Soeiro e Centro Ciência Viva de Estremoz | Cartaz: DR | Imagem: DR

Sem comentários: