window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

sexta-feira, setembro 19, 2014

Produção de bonecos de Estremoz reconhecida como Património de Interesse Municipal

A Câmara Municipal de Estremoz aprovou, por unanimidade, na reunião de câmara realizada ontem, dia 18 de Setembro, no edifício dos Paços do Concelho, o reconhecimento da Produção de Figurado de Barro de Estremoz como Património Imaterial de Interesse Municipal.

Segundo a autarquia estremocense, este é o primeiro passo de um processo já iniciado e que pretende chegar ao registo da "Produção de Figurado em Barro de Estremoz" na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Assumindo o "dever de proteger, valorizar e divulgar o património cultural da sua zona geográfica, nomeadamente na área do Imaterial",  a Câmara Municipal de Estremoz aprovou o reconhecimento da "Produção de Figurado em Barro de Estremoz como Património Imaterial de Interesse Municipal", processo que vai ainda ser submetido à aprovação da Assembleia Municipal.
O Município salienta que "o saber-fazer de uma figura de barro de Estremoz, conhecida como boneco de Estremoz, é um património imaterial local de expressão única no mundo que importa valorizar, num primeiro momento, através de um reconhecimento municipal".
Com este reconhecimento, a autarquia pretende que "os barristas vejam reconhecido o mérito de continuarem uma tradição, com mais de 300 anos de existência", mas também que "o concelho assuma esta herança cultural como de relevância excepcional para o seu desenvolvimento integral".
"Assume-se assim este património imaterial como uma herança multissecular de inestimável valor cultural para o concelho, bem como para os seus cidadãos e que importa transmitir devidamente valorizado, estudado e preservado às novas gerações", realça o município.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: rita-gostoseideias.blogspot.pt

Sem comentários: