window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

segunda-feira, julho 06, 2009

Carapuça... para quem quiser

A definição não é minha, mas... leiam-na e vejam-se ao espelho... FRACOS...

Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessáriamente associada a um objecto: a sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação a outra.
A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver".
Entretanto, a inveja não é uma característica intrínseca do género humano ela é fruto do egoísmo, numa sociedade concorrencial.
Os indivíduos, em contraposição, disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem uma reacção dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos, isso em psicologia é denominado de formação reactiva: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".
A inveja é um produto social e histórico, sentimento esse arraigado no capitalismo no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria a arma dos "incompetentes".
Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ui!!!!!A mim parece-me que muitos se vão rever neste texto.

Poderíamos ainda acrescentar que muitas das pessoas se esquecem que errar é humano, e que mesmo aqueles que tanto criticam os outros, mesmo por puro egoísmo ou egocentrismo, erram todos os dias.

Talvez se todos dessemos o beneficio da dúvida, antes de condenar alguém, ou fizessemos uma reflexão para nós mesmos, iriamos chegar à conclusão que todos temos um pouco de egoísmo...e se chegarmos lá, ajudaríamos a sociedade a mudar de atitudes...Impera uma mudança de atitudes, a nossa sociedade está impregnada em veneno dirigido a tudo e todos, nada conseguimos com isso...apenas transformar a vida futura dos nossos filhos, numa autêntica selva...Não me parece educativo ensinar a um filho que tem que pisar e ofender o amiguinho, com quem sempre brincou, pra conseguir ser alguém...

Que futuro estamos a construir? As pessoas são a base de uma sociedade e não estamos a assugurar esse património...tão precioso.

Obrigado

Anónimo disse...

ola...
Mas afinal o q aconteceu nas tuas ferias que so agora vi q te tinha acontecido alguma coisa...
Anonimo

Anónimo disse...

Pedro grande resposta a todos os burros que te têm andado a chatear força.
Em Estremoz infelizmente á muita gente que fala mal só por falar.
É que neste momento e fácil falar MÀL de quem quer que seja, com isto dos blogs é fácil nos colocamos ANÓNIMO e pronto.

André Cabaço disse...

ajude-me a melhorar, de a sua opinião
http://andrecabaco.blogspot.com/