window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quarta-feira, setembro 02, 2009

E o que fazer aos habitantes da Urbanização das Quintinhas?



Esta é uma notícia que retirei do site do ECOS, sobre a construção do Quartel do Destacamento Territorial da GNR de Estremoz. A maioria da população estremocense sabe que o novo Quartel da GNR, será localizado junto ao Modelo, à entrada de Estremoz, como quem vem de Portalegre.
O espaço onde será edificado o novo quartel, está ocupado por um bairro habitacional clandestino, habitado por elementos de etnia cigana.
A minha questão é simples: O que fazer com os habitantes deste Bairro? Deve lhe ser atribuída uma casa? Deve ser chamado o Corpo de Intervenção e resolver este problema de uma vez por todas? Feito um ultimato de saída do terreno? Arranjar-se um outro terreno para viverem?
A sua opinião conta... Eu sabia bem o que lhes fazia... (Fotos: Jorge Pereira - ECOS)

NOTICIA DO SITE DO ECOS
"Foi publicado no último dia do mês de Agosto, em Diário da República, o concurso para a construção do Quartel do Destacamento Territorial da GNR de Estremoz.
A obra vai custar cerca de 2 milhões e 800 mil euros e os trabalhos deverão ser dados por concluídos dez meses após a adjudicação da obra.
O novo Quartel do Destacamento Territorial da GNR de Estremoz irá ser instalado à entrada da cidade, junto ao Hipermercado Modelo, na chamada zona das Quintinhas.
Esta obra vem para solucionar uma antiga aspiração do concelho de Estremoz, visto que o actual quartel da GNR, se encontra muito degradado e sem condições para albergar os efectivos da GNR, que ali prestam serviço."

17 comentários:

Anónimo disse...

dar-lhes casas? tão a brincar com a malta? não fazem nada da vida e ainda prejudicam os outros e agora querem dar lhes casas??



mandem nos po raio que os parta ou metam nos engaiolados que eram onde ficavam bem!

Anónimo disse...

Pois deixem-me dizer-lhe que os Ciganos são sobretudo Seres Humanos e devem ser tratados como tal e merecem que os seus direitos sejam respeitados conforme os principios éticos existentes. Se me disserem que eles não ajem bem em certas e determinadas situaçoes, sim é verdade e aceito isso. Mas não deixemos de ter em conta alguns factos históricos que provam que os ciganos desde sempre tem sido discriminados e maltratados pla maioria e talvez por isso continuem a ter atitudes que se encontram à margem da lei. Insisto na fiscalizaçao e no respeito mutuo entre as pessoas. Os ciganos nao sao inferiores. Tem coisas fantasticas e deliciosas, as crianças por exemplo parece que andam sempre sujas e que nao querem saber delas, mas na verdade nao é assim, sao a coisa mais preciosa que tem, por outro lado os idosos sao as pessoas mais respeitadas e valorizadas dentro do circulo cigano, ao contrario de nos que muitas vezes desprezamos a sabedoria dos mais velhos. Discutam-se soluçoes mas nao se afecte a dignidade destas gentes que tantas particularidades fantasticas têm. Aconselho o livro "Nós os ciganos e os outros" ou "Deriva Cigana." Não falemos por falar!! Cumprimentos

Uma Futura Assistente Social preocupada com as atitudes que se tomam neste país! bjs

Anónimo disse...

porque não lhe dão prensas e guilhotinas????

JP disse...

Não tenho pena nenhuma desta gente que não quer trabalhar, ROUBA ÁGUA de condutas da câmara sem que nada seja feito, fazem filhos para andarem a receber subsidios em Estremoz, Portalegre, Elvas e por aí fora!
Não somos nós que os marginalizamos. Simplesmente, odiamos viver com gente que faz tudo á margem da lei, sejam ciganos, brancos, pretos ou de outra raça qualquer.
Se eu não pagar os meus impostos, o fisco arranja maneira de me cair logo em cima. Os ciganos em bom portuguÊs, não fazem a "ponta dum corno" e vivem á grande e á francesa sem pagar impostos e sem ter responsabilidades perante a sociedade.
Esta gente assim, irrita-me solenemente!
Fora com esta praga!

Anónimo disse...

Eu não fazia nada, deixava-os exactamente onde estão, acho que a GNR (que é bem diferente da PSP) acabará por dar conta do recado e eles acabarão por sair das terras que não lhes pertencem.
Parabéns ao executivo, o meu voto vai para eles, agora sem margem para dúvidas pois sei o trabalho que tem sido feito.
Parabéns ao autor do blog pela coragem, rara pela nossa terra.

Anónimo disse...

A ser verdade a noticia da instalação do novo quartel da GNR nas quintinhas(e não uma manobra política??), parece-me um problema delicado de resolver a instalação ou não das pessoas que lá vivem. Antes de mais quero salientar que estamos a falar de pessoas, embora não sigam uma vida padronizada com os modelos da actual sociedade tem os mesmos direitos e obrigações de qualquer outro municipe.
Em minha opinião o realojamento nestes casos traz normalmente graves problemas, e quando digo problemas estou a referir-me tanto para os alojados como para os "vizinhos", não acredito que a criação de um bairro social resolva o problema, assim resta a solução da dispersão da comunidade pelo concelho, isto resume talvez a opção mais complicada para resolver o problema. Claro está fácil será "escurrasar" sem o mínimo de escrupulos sociais a comunidade inteira sem olhar a crianças, idosos, novos e cães.
Acredito que se houver batata quente esta caírá nas mãos do próximo presidente da autarquia, por isso vamos esperar para ver.

SC

Anónimo disse...

lol... e era só o Hitler... só esse é que horrorizava com as suas atitudes.. há por aí muito hitlerzinho, somos todos humanos menos os ciganos , menos os pretos, menos os amarelos , ah e não esquecer os vermelhos, esses então... mas que raio de sociedade é esta?? e depois isto que aqui se diz não é só em relação á situação dos ciganos é em relação a tudo o que nos rodeia, estas atitudes conservadoras são utilizadas sempre que algo ou álguem nos pula para dentro do nosso quintalito ,.... tristes!!!!

Anónimo disse...

lol... e era só o Hitler... só esse é que horrorizava com as suas atitudes.. há por aí muito hitlerzinho, somos todos humanos menos os ciganos , menos os pretos, menos os amarelos , ah e não esquecer os vermelhos, esses então... mas que raio de sociedade é esta?? e depois isto que aqui se diz não é só em relação á situação dos ciganos é em relação a tudo o que nos rodeia, estas atitudes conservadoras são utilizadas sempre que algo ou álguem nos pula para dentro do nosso quintalito ,.... tristes!!!!

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 3:28
Quando te calhar a ti, quero-te ouvir falar!
O que para ti é um "quintalito" pode ser "tudo" para alguém!
que "Bonito" se fala quando estamos longe dos problemas!

Anónimo disse...

primeiro.os ciganos deverião ter obrigacoes e só tem direitos.é vergonhosos as reformas que se pagam ao nossos idosos comparados com o que essa gente recebe.daqui a 50anos em portugal só à ciganos,se reparem em media um casal tem 1filho um casal cigano tem 5filhos.segundo.a construçao do quartel da gnr vai para as quintinhas tudo certo MAS nao se esqueçam que a jurisdiçao das quintinhas é da psp,será que os ciganos vao roubar um dos seu vizinhos«como de habitual»com a gnr a ver e sem poder fazer nada equanto a psp anda a dar voltas ao rossio.PENSEM BEM SENHORES POLITICOS NA JURISDIÇAO DAS FORÇAS POLICIAIS,SE NAO FICAMOS NA MESMA.

Pedro disse...

Dar casas?!!!
Eu trabalho, pago impostos e ninguém me deu casa, tenho que trabalhar para a pagar!
Esta ciganada, não trabalha, arranja problemas com a população, recebe o rendimento minimo sem nada fazer e ... Querem casas?!!!

Concordo, desde que estas estejam armadilhadas e expludam quando tiverem todos lá dentro

fora com esta praga

Anónimo disse...

nao é rendimento minimo é rendimento de inserçao social ou seja recebem dinheiro para viverem com leis obrigaçoes e direitos.visto que nao querem arranjar emprego nao querem inserirse na sociadade,eu acabava ja com essa vergonha nacional,criada pelo guterres e pelo PS.

Anónimo disse...

E q tal manda-los pra marte...n me importo d contribuir...

Anónimo disse...

É vergonhoso a escola do Caldeiro receber toda a comunidade cigana das Quintinhas. Não é que os ciganos sejam menos do que os outros meninos. Na lei cigana vale mais a palavra falada do que a palavra escrita, por isso, eles estão na escola e estão a violar uma lei deles, o que faz com que eles sejam os donos da escola. Têm 14 e 15 anos e estão juntos com meninos de 6 (que neste momento têm medo de brincar nos intervalos). Também é escandaloso que para quem não trabalha e só recebe rendimento de inserção social vá levar os filhos à escola em Mercedes e BMW topos de gama! Levam os filhos de 6 anos no banco da frente, sem cinto, chegam a levar 5 no banco de trás, sem cinto nem cadeirinha, muitos nem seguro do carro têm, e a polícia que ali está às entradas, não lhes diz uma só palavra. Por isso se queremos todos ter os mesmos direitos, temos todos que ter os mesmos deveres. Deviam de ser obrigados a trabalhar, pagar a sua casa, os impostos, ou então, se não acatarem as leis, deviam ser dispersos pelo concelh e não viverem aglomerados.

Anónimo disse...

Para a futura assistente social, deveria ver a miséria em que vivem pessoas que ficaram desempregadas, idosos com uma reforma mínima e sem família, famílias numerosas que vivem com dois ordenados mínimos e que para manterem a sua dignidade não andam a pedir nada a ninguém, crianças que foram apoiadas na pré-primária por uma equipa de intervenção precoce e chegam ao primeiro ciclo e não têm direito a continuar a beneficiar deste apoio, e ainda pessoas que na via pública lhes são retirados s seus direitos de andar livremente porque não precisam de ser de etnia cigana os roubam e mal tratam, entre outros casos... Uma vez que vai ser Assistente Social, pode ser que faça a mudança.


MC

Unknown disse...

ja viram algum cigano matar alguem ou fazer grandes roubos nao os da vossa raca e que matou e roubo e os ciganos e que pagou. cigano tem a fama e voces o proveito

Anónimo disse...

cigano tem a fama e voces o proveito matou roubo e o cigano e o preto e que paga