Foi aprovado por unanimidade, em reunião do Executivo da Câmara Municipal de Estremoz, realizada no dia de ontem, quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a minuta do Protocolo para a Gestão e Dinamização do Sítio Arqueológico de Santa Vitória do Ameixial.
O referido protocolo, que será assinado pela Câmara Municipal de Estremoz (CME), pela Junta de Freguesia de Santa Vitória do Ameixial (JFSVA) e pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), estabelece a forma de cooperação entre as três entidades quanto à gestão e dinamização do "Sítio Arqueológico de Santa Vitória do Ameixial" e em relação à salvaguarda, valorização, divulgação e fruição pelo público do património arqueológico e arquitectónico do Município de Estremoz.
No presente protocolo, a DRCA compromete-se a disponibilizar um responsável técnico e supervisor cientifico para apoio às actividades a realizar nas ruínas de Santa Vitória do Ameixial, bem como a fornecer conteúdos para a area interpretativa, assim como para os materiais de divulgação produzidos pela CME ou pela JFSVA. A DRCA colaborará ainda, através do referido técnico, em projectos de salvaguarda e valorização do património arquitectónico e arqueológico do Município de Estremoz, e na realização de projectos e acções de sensibilização publica no domínio do património.
A CME compromete-se a assegurar, em cooperação com a DRCA e a JFSVA, o funcionamento corrente do sítio arqueológico, garantindo os meios necessários à conservação das ruínas de Santa Vitória do Ameixial. Será ainda responsabilidade da CME, a dinamização e animação das ruínas de Santa Vitória do Ameixial, em articulação com o Museu Municipal de Estremoz Professor Joaquim Vermelho, através da valorização e divulgação dos espólios arqueológicos daquele sítio e da realização de actividades como exposições, visitas temáticas ou educativas.
Por fim, no protocolo é referido que a JFSVA se compromete a disponibilizar um espaço que servirá de área de acolhimento aos visitantes das ruínas, e que simultaneamente servirá de espaço interpretativo. É ainda responsabilidade da JFSVA, assegurar os meios necessários à manutenção corrente das ruínas e do espaço de acolhimento e centro interpretativo, de modo a permitir a sua regular abertura ao público.
O protocolo para a Gestão e Dinamização do Sítio Arqueológico de Santa Vitória do Ameixial entrará em vigor, por tempo indeterminado, na data da sua assinatura.
Texto: Pedro Soeiro | Imagem: DR
Sem comentários:
Enviar um comentário