window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

terça-feira, janeiro 08, 2013

NACIONAL - Morreu criança de 18 meses atacada por cão em Beja

O cão foi apreendido pelas autoridades para ser abatido
Morreu a criança de 18 meses que foi atacada no domingo à noite por um cão arraçado de pitbull. A criança faleceu hoje, terça-feira, no Hospital de Santa Maria para onde tinha sido transferida em estado crítico.

O cão, de 8 anos, vivia no apartamento da família, em Beja, e segundo os donos foi até agora um animal pacífico.

De acordo com o avô do menino, Jacinto Pinto, o cão estava "às escuras" na cozinha da casa, quando o menino foi àquela divisão, "caiu-lhe em cima" e o animal atacou-o.   
O menino ficou gravemente ferido e foi transportado pela própria mãe para o Hospital de Beja, de onde foi transferido de helicóptero para o Santa Maria em Lisboa, com um traumatismo cranioencefálico grave.
O cão foi apreendido pelas autoridades para ser abatido.

Texto: Pedro Soeiro c/ SIC | Imagem: SIC

segunda-feira, janeiro 07, 2013

ACTUALIZADA - Feira "Saldos de Stocks 2013 - Inverno" já tem data marcada


O primeiro fim-de-semana de Fevereiro foi o escolhido pela Câmara Municipal de Estremoz, para a realização da feira "Saldos de Stocks 2013 - Inverno".

Esta que é uma organização da autarquia estremocense tem como principal objectivo apoiar o comércio local, numa altura em que tanto se fala das dificuldades por que passa este sector.
O certame, que se destina apenas a comerciantes do concelho de Estremoz, vai decorrer no Pavilhão A do Parque de Feiras e Exposições da cidade, entre os dias 1 e 3 de Fevereiro, e terá o seguinte horário: 1 de Fevereiro (sexta-feira) - das 18 às 23 horas; 2 de Fevereiro (sábado) - das 11 às 23 horas; 3 de Fevereiro (domingo) - das 12 às 19 horas.

Texto: Pedro Soeiro | Cartaz: DR

Segundo prémio do Euromilhões saiu em Estremoz


Quando se preenche um boletim do Euromilhões há sempre a esperança de se acertar num bom prémio, de se ser bafejado pela sorte, mas quando às 09 horas e 32 minutos do passado dia 31 de dezembro, um apostador foi registar a sua aposta, no "Sítio da Santa Casa da Misericórdia", no Rossio Marquês de Pombal, estaria longe de imaginar que seria contemplado com o segundo prémio da extracção nº 2 de 2013, realizada na passada sexta-feira, dia 4 de Janeiro. 4, 10, 22, 27 e 41 foram os números sorteados enquanto que as estrelas foram a 8 e a 10. Ao feliz contemplado apenas faltou acertar na estrela número 10.

Pelo facto de ter acertado em 5 números e 1 estrela, o apostador vai receber um prémio no valor de 410,158,66 euros, o mais alto prémio atribuído até ao momento pelo "Sítio da Santa Casa da Misericórdia".


Texto: Pedro Soeiro | Imagem: DR

Na Azaruja, produzem-se enchidos com origem catalã

Botifarras
Enchidos tradicionais produzidos na aldeia alentejana de Azaruja, cujas receitas foram "importadas" há quase 200 anos da região espanhola da Catalunha, vão ser certificados e comercializados por produtores locais para preservar a tradição e gerar novos negócios.
Botifarra, batateira e linguniça são os enchidos de origem catalã, feitos à base de carne de porco, que alguns habitantes da aldeia de Azaruja, no concelho de Évora, sobretudo os mais velhos, confeccionam para "consumo interno".
Mas, na salsicharia da empresa Carnes Assuda, que tem lojas em Azaruja e Évora, começaram já a ser produzidas, recentemente, as primeiras botifarras, devidamente certificadas, para venda ao público nos seus talhos.
"Foi uma possibilidade e é uma experiência, porque as botifarras só são conhecidas em Azaruja e a nossa intenção é agarrarmos no produto e fazê-lo chegar o mais longe possível", realça à agência Lusa, João Figueiredo, da Carnes Assuda.
O produto é feito à base da carne da cabeça do porco cozida, desossada e migada e é colocada na tripa do porco sem que seja levado ao fumeiro, revela o gerente da empresa.
"É um produto tão bom que até se pode comer à dentada", ironiza, explicando, mais a sério, que "geralmente a botifarra é cortada às tiras fininhas" e consumida "como um aperitivo".
Jaime Ginó também vai "lançar-se" como produtor dos enchidos tradicionais, depois de ter sido desafiado para o negócio há cerca de quatro anos. Já levou os seus produtos a "mostras e outros eventos", entre os quais o Salão do Gosto, em Itália.
A batateira, a botifarra e a linguniça de Jaime Ginó foram também incluídas na Arca do Gosto da associação "Slow Food", um género de catálogo mundial de produtos da terra considerados "especiais" e em risco de se perderem.
Apesar de pretender comercializar vários produtos, o jovem empresário explica ter "um carinho especial" pela batateira, já que "linguniça e botifarra há muitas pessoas em Azaruja a fazer", mas a batateira mais "ninguém faz".
A receita da batateira "nasceu" de uma adaptação feita pela sua bisavó que "trabalhou como empregada doméstica" numa casa catalã, cuja família possuía uma fábrica ligada ao setor da cortiça em Azaruja, desvenda Jaime Ginó.
O empresário alentejano já registou a marca Razucha e pretende abrir um espaço para venda dos enchidos tradicionais, estando a "alinhar as normas que estão em vigor à tradição" para "tentar fazer o mais tradicional possível".
O presidente da junta de freguesia, João Ricardo, conta à Lusa que, nos "finais do século XIX", famílias catalãs instalaram-se em Azaruja para trabalhar no setor da cortiça e "houve uma aculturação" com a comunidade local.
"Daí, começaram a surgir os produtos que nós fazemos aqui com algumas adaptações nossas", refere, indicando que não foram só os enchidos que foram "importados" da vizinha Espanha, mas também as tortilhas e o "bacalhau aleol (alho e óleo)".
Por a economia local ser "a base de sustentação de muitas famílias" da aldeia, o autarca alentejano espera que se consiga que "meia dúzia de famílias vivam" da produção e da venda dos enchidos, ao mesmo tempo, que se "preserva a tradição".
Inicialmente, "a nossa intenção" era "preservar a tradição", mas, depois, "começámos a verificar que também podia ser uma hipótese de negócio", afirma.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: DR

domingo, janeiro 06, 2013

Hóquei em Patins - A caminho da 2ª Divisão - CF Estremoz venceu em Boliqueime

Em jogo a contar para a 12ª jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins da 3ª Divisão - Zona Sul, o CF Estremoz foi vencer ao Algarve, a formação do CD Boliqueime, por 4-2.


Com este resultado, a equipa orientada por Francisco Chouriço, ascende ao segundo posto da tabela classificativa, lugar que dá direito à subida à 2ª Divisão. Nesta jornada, a equipa encarnada beneficiou da derrota caseira do GD Vialonga, 3º classificado à partida para esta ronda, diante o HC Santiago do Cacém, por 3-2, e da jornada de descanso da Juventude Azeitonense, anterior 2º classificado.
Faltam duas jornadas para o final da competição. São por isso ainda duas as "finais" que o CF Estremoz tem para disputar até que o objectivo da subida de divisão esteja alcançado. Já no próximo sábado, os pupilos de Francisco Chouriço, jogam em Santiago do Cacém, onde irão defrontar o emblema local, o HC Santiago. Dia 19, o jogo será em casa, no Pavilhão Municipal de Estremoz, onde se espera que a festa da subida seja feita. O adversário será a Juventude Azeitonense.

Texto: Pedro Soeiro | Emblema: DR | Classificação: Plurisports

sábado, janeiro 05, 2013

NACIONAL - João Cancelo, futebolista do SL Benfica, sofreu ferimentos ligeiros em acidente que causou a morte da sua mãe


O futebolista da equipa B do SL Benfica, João Cancelo, sofreu ferimentos ligeiros num acidente de viação na madrugada de hoje, no Seixal, do qual resultou a morte da sua mãe, disse à Lusa uma fonte do clube.

''O João Cancelo já teve alta hospitalar e está bem. O acidente aconteceu quando o jogador regressava para casa. O acidente causou a morte da sua mãe'', indicou a mesma fonte.
O clube, no seu sítio oficial, já colocou uma nota a endereçar as condolências ao jogador e a manifestar todo o seu apoio.
''Faleceu este sábado, dia 5 de janeiro, a mãe do jogador profissional de futebol do Sport Lisboa e Benfica, João Cancelo. Neste momento de dor e luto, o clube endereça as mais sentidas condolências aos familiares do jovem jogador, manifestando-lhe todo e qualquer apoio nesta hora difícil'', refere a nota.
O lateral direito era um dos ocupantes da viatura, conduzida pela sua mãe, que se despistou cerca da 01:20 de sábado na A2, no sentido Norte-Sul, no troço Fogueteiro-Coina, no concelho do Seixal.
Segundo fonte dos bombeiros de Cacilhas, do acidente resultaram dois feridos leves, João Cancelo e o seu irmão, que foram transportados para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, e o corpo da vítima mortal, a sua mãe, foi encaminhado para a morgue daquela unidade hospitalar, para ser efetuada a autópsia.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal disse à Lusa que estiveram envolvidos no socorro ao acidente 15 operacionais dos bombeiros voluntários de Cacilhas e de Trafaria, apoiados por cinco veículos, a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital Garcia de Horta, bem como a Brisa e a GNR.
O lateral direito João Cancelo, formado no Barreirense, alinha na equipa B do Benfica e é considerado uma das promessas do clube, tendo sido chamado por diversas vezes ao trabalho com a equipa principal pelo treinador Jorge Jesus.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: zerozero.pt - Catarina Morais

sexta-feira, janeiro 04, 2013

Concurso Público Internacional no âmbito do projecto "Fazer Acontecer a Regeneração Urbana" em Portalegre, Marvão e Sousel

As autarquias de Portalegre, Marvão e Sousel, em parceria com a CIP – Confederação Empresarial de Portugal, e com o apoio do NERPOR – AE – Associação Empresarial da Região de Portalegre, no âmbito do projecto “Fazer acontecer a Regeneração Urbana”, estão a promover um concurso público internacional de ideias para eleger a melhor solução de regeneração urbana de forma a dinamizar, recuperar e revitalizar as áreas de intervenção predefinidas pelas três autarquias alentejanas: zona histórica e comercial em Portalegre, conjunto de ruas em Marvão e Pousada de S. Miguel em Sousel.
O concurso, que decorre até 4 de Março, pode ser consultado em www.nerpor.pt/regeneracaourbana e destina-se a profissionais, engenheiros, designers, paisagistas, arquitectos, urbanistas, gestores, economistas, etc., que podem concorrer individualmente ou organizarem-se em equipas multidisciplinares e apresentar uma proposta única com ideias para regenerar estas três áreas.

As propostas a concurso serão avaliadas por um júri de profissionais entre os quais se destaca o arquitecto João Luís Carrilho da Graça e serão atribuídos três prémios: 1º prémio no valor de 15.000 euros, 2º prémio de 5.000 euros podendo ainda ser atribuída uma menção honrosa no valor de 2.500 euros.

Este concurso é de dimensão internacional e tem como objectivo a recolha de contributos para a melhoria de qualidade de vida das populações. Por isso, a regeneração urbana além de dar nova vida às zonas de intervenção também tem que ser entendida como forma de reabilitar, inovar, reestruturar, melhorar e até corrigir certos aspectos, de forma a qualificar e promover a região como um todo, tornando a zona regenerada ideal para fins habitacionais e empresariais, e com componentes de lazer e animação turística ambiental e cultural.

PORTALEGRE
Propostas para o “Plano da Regeneração Urbana de Portalegre”, que incide nas artérias principais onde se desenvolve grande parte do comércio e serviços, no Eixo definido pelo Largo José Lourinho, nas Ruas 5 de Outubro, do Comércio e de Elvas, os Largos José Duro, de S. Lourenço, da Fonte Nova, Frederico Laranjo, Luís de Camões, da Misericórdia, Serpa Pinto e de S. Agostinho, e ainda na Praça do Município.

MARVÃO
A área de intervenção de Marvão integra três ruas, designadamente, a Rua do Castelo, a Rua do Espirito Santo e a Rua das Portas da Vila. Situam-se no interior da vila e estão inseridas na zona do Plano de Pormenor, Salvaguarda e Valorização do Sítio de Marvão.

SOUSEL
No caso do Município de Sousel a área objecto do concurso de ideias é referente à Pousada de S. Miguel e à sua ligação com o aglomerado urbano da vila. A zona de intervenção está entrosada no denso olival da Serra de S. Miguel, com uma vista singular para uma extensa área de olival alentejano. Na proximidade da pousada localiza-se a Capela de Nossa Senhora do Carmo e a mais antiga Praça de Touros em Portugal.

Texto: Pedro Soeiro c/  Rita Dinis da www.revistaip.com.pt | Imagem: DR

"Morreste-me", peça de teatro com Sandra Barata Belo, terá estreia mundial em Estremoz


Tal como já tinha sido noticiado (aqui) no Estremoz Soeiro, no passado dia 16 de Dezembro, a peça "Morreste-me" terá estreia mundial em Estremoz.
"Morreste-me", o primeiro livro do escritor José Luís Peixoto, foi adaptado para teatro, num monólogo sobre "a coragem de continuar", afirma a protagonista, a actriz Sandra Barata Belo.

A peça, que estreia no dia 19, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, é a primeira encenação de "Morreste-me", curta obra que José Luís Peixoto escreveu entre 1996 e 1997, a propósito da morte do pai, mas também sobre a família e o Alentejo.

Na apresentação da peça, esta quinta-feira, em Lisboa, Sandra Barata Belo explicou que decidiu, em conjunto com a actriz Cátia Ribeiro, avançar com a adaptação do texto, porque a escrita de José Luís Peixoto a emociona e porque quer marcar uma posição perante "tempos difíceis". 
"Em vez de me ficar a queixar de que não há trabalho, que não há apoios, que não há, não há, mas há talento, há pessoas, há generosidade, há vontade", disse Sandra Barata Belo. 
Sandra Barata Belo e José Luís Peixoto
durante a conferência de imprensa
A actriz ficou conhecida sobretudo no cinema, ao interpretar o papel de Amália Rodrigues, mas decidiu criar a produtora Beladona, para avançar com todos os projectos que diz ter na cabeça. 
Em palco estará apenas a actriz a interpretar o papel de uma filha que regressa a casa, no Alentejo, onde viveu com a família, depois da morte do pai. 
A música original é de António Zambujo, com arranjos de Manu Figueiredo, e o cenário de Rui Francisco. 
Cátia Ribeiro, que co-assina com Sandra Barata Belo a adaptação e encenação, explicou que o texto de José Luís Peixoto "tem uma voz muito poética" e que corriam o risco de, em palco, "se tornar monótono". Por isso, foram criadas variações entre as memórias da personagem e "as partes activas do texto". 
Na apresentação, José Luís Peixoto referiu que não conhece o resultado da transposição do texto para teatro, mas admitiu "uma alegria imensa" em ver o trabalho dramatúrgico, porque "é um sinal da vitalidade deste texto, escrito há tanto tempo e que continua vivo".
Ainda assim, o escritor reconheceu que hoje não seria capaz de escrever aquele texto, pessoal, biográfico, sobre "o amor ao pai, à família, à terra, à vida". 
Sandra Barata Belo encontra no texto um paralelismo sobre o país: "Sobre esta depressão colectiva que nos afecta tanto. Como é que aprendemos a andar com isto tudo que nos está a acontecer agora, com esta identidade quebrada, sem esperança, adormecidos". 
Sandra Barata Belo acredita ainda na descentralização. Por isso é que a estreia de "Morreste-me" acontece no Alentejo, para reforçar que é preciso fazer coisas fora dos centros urbanos. 
Depois de Estremoz, a peça estará em cena de 24 de Janeiro a 3 de Fevereiro, no Teatro do Bairro, em Lisboa, e a actriz espera que o espectáculo chegue a outras cidades, dentro e fora de Portugal.

Texto: Pedro Soeiro c/ Rádio Renascença | Cartaz: DR | Foto: LUSA

quinta-feira, janeiro 03, 2013

Colecção de Pergaminhos pode ser visitada no Arquivo Municipal de Estremoz


colecção de pergaminhos do Arquivo Municipal de Estremoz foi alvo de procedimentos de higienização e conservação.

Trata-se de um conjunto de valor patrimonial ex­cepcional, com datas compreendidas entre o século XIV e o século XVI. Escrituras de compra, venda e arrematação, carta de posse, treslado de cartas ré­gias, confirmação de aforamento, treslado de testamento, treslado de sentença, um fólio de Antifonário.
Destacam-se nesta colecção pergaminhos avulso e pergaminhos que servem de capa a livros.
Está em curso o trabalho de transcrição destas peças, o que tornará mais fácil o acesso ao seu conteúdo. Prevê-se, durante este ano, a realização de uma exposição documental para apreciação destas e de outras preciosidades do Arquivo Municipal estremocense.
Esta colecção de pergaminhos pode ser consultada no Arquivo Municipal de Estremoz, no Centro Cultural Dr. Marques Crespo, das 9 às 12.30 e das 14 às 17.30 horas.

Texto: Pedro Soeiro c/ Câmara Municipal de Estremoz | Imagem: DR

As mais lidas de 2012 no Estremoz Soeiro

Foi há sensivelmente cinco meses que retomei a actividade informativa regular no meu Estremoz Soeiro. Numa altura em que virámos a página para um novo ano, quero partilhar com todos os visitantes deste espaço, quais foram as notícias mais lidas durante o ano de 2012. A ordem com que são apresentadas as cinco informações mais lidas no Estremoz Soeiro em 2012, tem apenas a ver com o número de visualizações.

10 de Setembro

12 de Outubro

05 de Setembro

05 de Outubro

23 de Setembro

Elvas - Acidente na A6 - Veículo pesado despista-se e motorista fica encarcerado mais de quatro horas


Um veículo pesado de mercadorias despistou-se, no dia de ontem, quarta-feira, na A6, junto ao nó das Sochinhas, na saída para Elvas Este. 

O acidente ocorreu pelas 14.15 horas e o rebentamento de um pneu pode ser a principal causa do despiste do camião de matrícula portuguesa, que circulava no sentido Lisboa-Espanha e que transportava loiças de casa-de-banho.

O condutor do camião, um cidadão de nacionalidade brasileira, de 30 anos, ficou encarcerado no interior da viatura durante cerca de quatro horas, tendo estado sempre consciente e devidamente acompanhado por elementos do INEM. Foi socorrido no Hospital de Elvas, não correndo perigo de vida. 
A operação de desencarceramento do condutor, que ficou concluída cerca das 18.30 horas, bem como os trabalhos para remoção do veículo da via, foram manobras que se revelaram complexas e demoradas, tendo a circulação de trânsito estado congestionada nos dois sentidos.
No local do acidente, estiveram duas ambulâncias do INEM e três viaturas dos Bombeiros Voluntários de Elvas, bem como os Bombeiros Voluntários de Portalegre e Monforte. 

Texto: Pedro Soeiro c/ www.portalalentejano.com | Fotos: www.portalalentejano.com

quarta-feira, janeiro 02, 2013

Domingo, há cinema para os mais novos no Teatro Bernardim Ribeiro

E se numa incrível aventura, encontrasses alguém como tu? Entra nesta aventura com a Sininho e as suas amigas fadas e descobre o mundo proibido do Bosque de Inverno onde a curiosidade e a aventura conduzem Sininho à descoberta de um segredo mágico que poderá mudar a sua vida para sempre.

"Sininho e o Segredo das Fadas" é uma aventura mágica sobre fadas, destinado a toda a família e que roda no Teatro Bernardim Ribeiro, no próximo domingo, dia de Reis, a partir das 18 horas.

Realizado por Tom Rogers e Ryan Rowe, "Sininho e o Segredo das Fadas" estreou em Portugal no passado dia 6 de Dezembro, e conta na língua de Camões, com as vozes de Carla Garcia, Maria Camões, Mário Redondo, Rui Paulo, Ana Catarina Afonso, Diana Nicolau, Rita Tristão, entre outras.
Para reservar o seu bilhete, deve contactar os Serviços Culturais da Câmara Municipal de Estremoz, através do 268 339 216 ou o Teatro Bernardim Ribeiro, pelo 268 339 222. Pode ainda fazê-lo através do mail cultura@cm-estremoz.pt

Texto: Pedro Soeiro c/ cinema.sapo.pt | Poster e Trailer: cinema.sapo.pt

Leo Tolstoi escreveu e o cinema adaptou: "Anna Karenina" roda sexta-feira, às 21.30 horas, no Teatro Bernardim Ribeiro

O cinema continua em grande no Teatro Bernardim Ribeiro e prova disso são as propostas cinematográficas apresentadas semanalmente. Assinado pelo realizador Joe Wright, responsável pelos premiados sucessos "Expiação" e "Orgulho e Preconceito", "Anna Karenina" é uma épica história de amor adaptada do clássico de Leo Tolstoy pelo argumentista Tom Stoppard. Este é o filme que roda na próxima sexta-feira, 4 de Janeiro, no habitual horário das 21.30 horas. 

Rússia czarista, final do século XIX. Anna (Keira Knightley) é uma jovem mulher casada com Alexei Karenin, um destacado oficial de São Petersburgo, habituada a frequentar os mais altos círculos da sociedade. A sua existência é tranquila até ao momento em que conhece o irresistível conde Vronsky (Aaron Taylor-Johnson ), com quem cria uma ligação que mudará a maneira como ela se vê a si mesma e ao mundo. Porém, em São Petersburgo, depressa o caso amoroso entre Vronsky e Ana se torna conhecido e Karenin (Jude Law), seu marido, sofre as humilhações da opinião pública devido ao adultério da esposa. Assim, sentido a pressão de uma sociedade profundamente machista e moralista, entre um amor que não controla e o dever de esposa e mãe, Ana acaba por se abandonar a um avassalador sentimento de dor e culpa...
Keira Knightley, que pela terceira vez trabalha com Joe Wright, Jude Law e Aaron Taylor-Johnson encabeçam um elenco que conta ainda com as participações de Emily WatsonKelly Macdonald e Matthew Macfadyen nos principais papéis. "Anna Karenina" estreou em Portugal no passado dia 6 de Dezembro. Para reservar o seu bilhete, deve contactar os Serviços Culturais da Câmara Municipal de Estremoz, através do 268 339 216 ou o Teatro Bernardim Ribeiro, pelo 268 339 222. Pode ainda fazê-lo através do mail cultura@cm-estremoz.pt

Texto: Pedro Soeiro c/ cinecartaz.publico.pt | Poster e Trailer: cinema.sapo.pt

terça-feira, janeiro 01, 2013

Museu dos Cristos vai ser criado em Sousel com cerca de 1500 figuras


O Museu dos Cristos, com cerca de 1500 figuras, vai ser criado no Centro Cultural de Sousel, devendo a primeira fase do espaço museológico abrir em 2013, revelou o presidente do município, Armando Varela. 
O autarca explicou à Lusa que o antigo Museu dos Cristos, que esteve instalado entre Estremoz e Borba, vai renascer em Sousel, num projecto museológico já aprovado e que vai integrar o espólio do antigo museu, adquirido há 22 anos pelo município de Sousel.
Armando Varela adiantou que a câmara vai investir cerca de 300 mil euros em equipamento para a instalação da primeira fase do museu, que deverá ficar concluído em 2014. 
Segundo o autarca, desde 2009, já foram efectuadas 10 exposições em Sousel com as figuras de Cristo da colecção do município.
O Museu dos Cristos vai integrar "imagens das mais variadas tipologias, proveniências e épocas", sobretudo crucifixos. 
De acordo com o autarca, a colecção das figuras de Cristo está preservada e já foi efectuada a sua classificação e catalogação por uma equipa de especialistas contratados para o efeito. 
O processo de instalação do museu ganhou forma através do trabalho desenvolvido pelo professor e investigador Rafael Calado, o primeiro director do Museu Nacional do Azulejo, com uma actividade de destaque nas áreas da azulejaria e cerâmica, que morreu há seis anos. 
A Câmara Municipal de Sousel adquiriu a colecção de imagens de Cristo, em Fevereiro de 1990, à família Lobo, herdeiros de Venceslau Lobo, que foi comerciante de antiguidades e que criou o denominado Museu dos Cristos.
O espólio do museu foi sendo agrupado ao longo dos anos pelo antiquário Venceslau Lobo e esteve exposto ao público nas suas instalações junto à Estrada Nacional 4, entre Estremoz e Borba. 
O acervo do Museu dos Cristos é constituído por peças de diferentes épocas, algumas raras, a maioria adquiridas em Portugal e outras em Espanha, incluindo figuras provenientes de diversos países do mundo. 
O museu esteve quase a ser vendido a um cidadão estrangeiro e, na altura, a autarquia de Sousel, presidida pelo social-democrata Torres Pereira, conseguiu adquirir o património cultural, impedindo a sua saída de Portugal. 
O município de Sousel já tinha desenvolvido vários projectos para a instalação do museu, que não foram concretizados.
Com o novo museu, a autarquia pretende também desenvolver o turismo cultural no concelho.

Texto: LUSA | Imagem: DR