window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

domingo, janeiro 18, 2015

Revista do chef Jamie Oliver destaca Estremoz e o seu concelho


No mais recente número da “Jamie Magazine”, uma publicação cujo director é o conceituado chef britânico Jamie Oliver, Estremoz e o seu concelho merecem amplo destaque.

Na edição de Janeiro da “Jamie Magazine”, Kevin Gould assina “The Good Life”, uma reportagem sobre o Alentejo. Da sua passagem pelo concelho de Estremoz, o cronista destaca o castelo de Evoramonte e o Mercado Tradicional de Sábado.
As sugestivas imagens que surgem na publicação sobre estes dois ícones estremocenses saltam à vista. Acerca de Evoramonte é referido tratar-se de “uma pequena aldeia muralhada no alto de uma colina, de cujo castelo se avistam os campos a muitas milhas de distância em toda a volta. Quando os raios de sol dissolvem a neblina matinal, sentimos os pulmões encherem-se de ar fresco e limpo”. O artigo refere depois Estremoz e o seu mercado tradicional de Sábado: “uma elegante cidade de 9.000 almas”, à qual “as pessoas afluem ao movimentado mercado para comprar e vender um tesouro de prazeres. Há coelhos selvagens e velharias, as tradicionais ameixas de Elvas mesmo ao cimo da rua, azeite do lagar tradicional do outro lado da praça, queijos alentejanos, frescos e curados, maçãs com uma intoxicante fragrância que enche o ar da manhã, bouquets de piripiri e cordões de cabeças de alhos, empadas de galinha com molho, olaria cor de caramelo, candeeiros de cristal, chouriços, farturas quentes com canela”.

Kevin Gould culmina no artigo a sua passagem pela cidade branca do Alentejo, com uma frase que descreve bem a beleza deste concelho: “Viemos embora carregados e felizes”.

Texto: Pedro Soeiro c/ Câmara Municipal de Estremoz | Imagem: DR

Sem comentários: