window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

sexta-feira, agosto 30, 2013

"Estremoz Soeiro" não vai à Corrida de Re-Inauguração da Praça de Touros de Estremoz

Ao longo destes quase seis anos de actividade, foram muitas as informações tauromáquicas que passaram pelo "Estremoz Soeiro".
Não foram assim tantas quanto isso, mas estivemos presentes em corridas em Elvas, com entradas cedidas pela Câmara Municipal de Elvas, em Portalegre, com entradas cedidas pela empresa dos irmãos Tendeiro, em Vila Viçosa, com entradas cedidas pela família Ribeiro Teles, em Redondo, com entradas cedidas pela Tertúlia local, e pasme-se, em Lisboa, no Campo Pequeno, na primeira praça do país, com entradas cedidas pela Sociedade do Campo Pequeno, empresa gerida por pessoas de nível, entendedores da festa brava e respeitadores de quem divulga as suas actividades.
Apesar deste pequeno currículo, nada invejável, mas que também não é de se deitar fora, entendeu a empresa "Campo e Praça" que o "Estremoz Soeiro" não teria entrada gratuita para a Corrida de Re-Inauguração da Praça de Touros de Estremoz. Entenda-se que não íamos ver a corrida, íamos trabalhar, íamos divulgar.
Em mail que nos foi enviado pela empresa "Campo e Praça", é referido que "lamentavelmente, e face ao que estamos obrigados por parte da IGAC, não nos é possível aceder ao seu pedido"... Questionamos: Estão obrigados a quê? A darem senhas de trincheira aos amigos e a deixarem quem divulga e quem informa de fora?
Apesar de não sermos um órgão de comunicação social, há quem nos veja como tal, e procura em nós simplesmente informação. São mais de 500 as visitas diárias, são mais de 15 mil as visitas mensais no "Estremoz Soeiro". Estes números não chegaram para convencer o Sr. Albino Caçoete. Fomos os primeiros em Estremoz a divulgar o cartel da Corrida de Re-Inauguração da Praça. Se fosse hoje, nem nada teríamos dito.
O "Estremoz Soeiro" nem mais uma linha escreverá sobre as actividades tauromáquicas realizadas na Praça de Touros de Estremoz, enquanto as mesmas forem organizadas pela empresa "Campo e Praça" ou enquanto a referida empresa nos tratar de forma diferente de todos os outros. Poderão dizer que é o lado para o qual o Sr. Albino Caçoete dorme melhor, mas acreditem que eu também vou dormir descansado... Mas também existe uma grande verdade: se a empresa "Campo e Praça" deixou na "rua" a dinastia Cortes, muito mais fácil era deixar o "Estremoz Soeiro".
 
Texto: Pedro Soeiro

quinta-feira, agosto 29, 2013

Cinco bombeiros estremocenses a caminho do incêndio que lavra na Serra do Caramulo

Faltavam poucos minutos para as 13 horas, quando partiram rumo ao incêndio que lavra na Serra do Caramulo, mais cinco elementos dos Bombeiros Voluntários de Estremoz.

Em direcção ao incêndio que mais meios está a mobilizar em Portugal, num Veículo de Combate da corporação estremocense, vão o Bombeiro de 1ª, Manuel Parreira, a Bombeira de 2ª, Sónia Marmelo, o Bombeiro de 2ª, Pedro Garcia, o Bombeiro de 3ª, António Pavia e a Bombeira de 3ª, Carla Surra.

Nesta altura, combatem este incêndio que lavra em duas frentes no concelho de Tondela, distrito de Viseu, 570 operacionais, sendo 508 bombeiros, auxiliados por 90 veículos operacionais e 4 meios aéreos.
Desde a passada semana, mais concretamente desde quarta-feira, dia 21 de Agosto, que a corporação estremocense está presente no norte do país, integrando o Grupo de Reforço de Incêndios Florestais (GRIF) de Évora.
Segundo informações recolhidas pelo “Estremoz Soeiro”, o Adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, Paulo Borralho, chefiou até à passada terça-feira, um grupo misto de soldados da paz de Évora e Lisboa, em diversos incêndios que lavraram nos distritos de Bragança e Vila Real. No autotanque dos voluntários de Estremoz, Paulo Borralho foi acompanhado pelo Bombeiro de 2ª, Hugo Quaresma.

O “Estremoz Soeiro” faz votos de que tudo corra bem aos cinco bravos heróis estremocenses, e que o regresso à cidade de Estremoz seja rápido.
Texto: Pedro Soeiro | Imagem: DR

quarta-feira, agosto 28, 2013

A última é já quinta-feira... Alentejo Marmòris Hotel & Spa fecha ciclo de sunset parties com o cunho Martini.

É já amanhã que chega ao fim o ciclo de “sunset parties” que animaram as quintas-feiras de Agosto, no Alentejo Marmòris Hotel & Spa, em Vila Viçosa.

E para que a última “sunset” seja ainda mais especial e memorável, a organização vai contar com o apoio da icónica marca MARTINI. Tendo como protagonistas os sabores do Alentejo e os novos MARTINI Royale Bianco e MARTINI Royale Rosato, dois cocktails prontos-a-servir, a “MARTINI Royale Sunset Party by Alentejo Marmòris” começa às 21 horas.
Para além do informal, mas glamoroso ambiente que se vai sentir junto à piscina, sempre ao som de boa música, dentro de portas, mais concretamente no restaurante Narcissus Fernandesii, vai poder saborear-se um menu especial, confeccionado de “mãos dadas” com os vinhos aromatizados e espumantes da MARTINI. Para abrir as hostes “MARTINI Royale Bianco com espuma de azeitona verde e esférico de limão”, seguido de “cavala braseada, MARTINI Royale Rosato, frutos secos e cebola tostada”. Como prato principal vai ser servido “bacalhau, piso de coentros e MARTINI Royale Bianco, molho de laranja, azeite e MARTINI Bianco, lombardo e chalotas”. Para finalizar, uma sobremesa composta por “ruibarbo macerado em MARTINI Rosato e pimenta rosa, foundant de chocolate e laranja semi-desidratada”.
Para obter mais informações, ou então para efectuar a sua reserva, deverá contactar o Alentejo Marmòris Hotel & Spa, pelo telefone 268 887 010 ou via e-mail, para info@alentejomarmoris.com.

O jantar ‘MARTINI Royale Sunset Party by Alentejo Marmòris’ tem um custo de € 35,00, sendo que a entrada apenas para a “sunset partie” tem um consumo mínimo obrigatório de € 10,00, devendo o seu nome figurar na guest list.

Texto: Pedro Soeiro c/ Press Release | Imagem: DR

terça-feira, agosto 27, 2013

Adeus Espanha, Olá Itália. Estremocense Carolina Mendes assina pelo “Riviera Romagna” e será a primeira estrangeira da história do clube.

A estremocense Carolina Mendes troca, na época 2013/2014, o futebol espanhol pelo futebol italiano, tendo já direito a lugar de destaque na história do calcio feminino.

A internacional portuguesa assinou pelo Riviera Romagnia, tornando-se na primeira estrangeira da história do clube transalpino. A jovem avançada, de 25 anos, chega ao futebol italiano depois de duas temporadas em Espanha, primeiro envergando a camisola do União Esportiva L’Estartit e depois a do Llanos de Olivenza.
Carolina Mendes não resistiu ao convite que lhe foi formulado, e chega ao futebol italiano com entusiamo e vontade de triunfar.
A avançada declarou ao site do seu novo clube que espera adaptar-se bem a Itália, “onde futebol é diferente daquele que se pratica em Espanha e Portugal. Tenho já uma ideia, fruto das três vezes que, ao serviço da Selecção Nacional de Portugal, defrontei Itália. Penso que vai ser uma grande experiência, tanto a nível pessoal, como profissional. Vou fazer o meu melhor e dar a minha contribuição para ajudar a equipa a alcançar as metas que serão definidas no início da temporada”.
Igualmente ao site do Riviera Romagnia, a jovem estremocense deu-se a conhecer: “Não gosto de falar muito sobre mim, mas eu posso dizer que sou uma jogadora que trabalha para a equipa. Gosto de jogar com a bola no chão, sou rápida, resistente e fortemente determinada”.
Carolina Mendes representou em Portugal, antes da aventura espanhola, o 1º de Dezembro, o Ponte Frielas, o Estrela de Portalegre, o Portalegrense e o Eléctrico de Ponte de Sôr.
A atacante contabiliza 20 internacionalizações com a camisola da equipa das quinas, dois Campeonatos Nacionais e duas Taças de Portugal, todos ao serviço da formação de Sintra, o 1º de Dezembro.

Texto: Pedro Soeiro c/ A Bola | Imagem: DR

sábado, agosto 24, 2013

PSP de Évora apreende mais de 112 mil artigos eléctricos e electrónicos

A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu, num armazém em Évora, 112 822 artigos eléctricos e electrónicos, numa apreensão cujo valor total é superior a um milhão e trezentos mil euros. 

Os mais de 112 mil artigos foram posteriormente transportados para Espanha, tendo sido necessários 15 camiões TIR para efectuar o transporte.

Segundo informou a PSP no seu site, a apreensão foi efectuada no âmbito de uma acção de "cooperação judiciária internacional pelo crime de burla", tendo sido supervisionada pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Évora.
Ainda segundo a página electrónica da PSP, a investigação foi desenvolvida numa colaboração entre Portugal e Espanha, e contou ainda com o auxílio de uma empresa de detectives do país vizinho, que actuaram em serviço da empresa lesada. A apreensão ocorreu nos dias 13 e 14 de Agosto.

Texto: Pedro Soeiro c/ Expresso | Imagem: DR

quarta-feira, agosto 21, 2013

Bombeiros do Alentejo formaram coluna em Estremoz. Destino: Incêndios em Viseu!


O Grupo de Reforço de Incêndios Florestais (GRIF) de Évora foi durante a tarde de hoje accionado tendo como destino o distrito de Viseu, onde lavram nesta altura três incêndios de grandes dimensões.

Os soldados da paz do distrito eborense reuniram-se no quartel da corporação estremocense. Partiram rumo a terras viseenses elementos das corporações de Estremoz, Mora, Évora, Arraiolos, Montemor, Vila Viçosa e Vendas Novas.


ACTUALIZAÇÃO

Ao que o "Estremoz Soeiro" conseguiu apurar, o GRIF01 vai combater o incêndio em mato, que lavra em Mareco, concelho de Penalva do Castelo, distrito de Viseu. Este incêndio encontra-se activo, desde as 14 horas e 08 minutos de quarta-feira.
Segundo actualização às 00.36 horas, o incêndio encontra-se activo, tendo passado de duas para três frentes.
Neste momento, estão no teatro de operações, 167 bombeiros, auxiliados por 49 viaturas.

Texto: Pedro Soeiro | Imagens: Ivo Moreira

terça-feira, agosto 20, 2013

O regresso do Estremoz Soeiro… Um ano depois!

Fez no passado Domingo, dia 18 de Agosto, um ano desde que decidi fazer regressar o MEU blogue! 596 postagens e cerca de 100 mil visualizações depois, só posso estar satisfeito com o trabalho desenvolvido. Nunca esperei que um blogue com poucos meios, e feito apenas por carolice, conseguisse atingir estes números.
Ao longo deste ano, muita coisa terá ficado por publicar, mas não o foi apenas por manifesta falta de tempo… O tempo não chega para tudo… Tenho tentado colocar uma notícia, uma informação, uma divulgação uma vez por dia… Muitas vezes, quer por questões profissionais, quer por questões pessoais, não tenho sido capaz. Tento depois compensar noutros dias, em que coloco mais do que um post…
Em relação ao que é publicado, e que muitas vezes não agrada a todos, apenas uma frase: Ainda sou eu, Pedro Soeiro, que decido o que é publicado no “Estremoz Soeiro”.
Para o futuro, apenas posso garantir que o “Estremoz Soeiro” vai continuar e apenas com um objectivo: INFORMAR! Se vai continuar com mais ou menos notícias, não sei, se vai continuar com a mesma imagem, não sei, se vai continuar com o fundo preto e as letras brancas, não sei… Apenas garanto que vai continuar. E para que continue, conto consigo, a quem agradeço muito a sua visita, dia após dia!

Nota final apenas para agradecer ao Ivo Moreira, responsável pela imagem do “Estremoz Soeiro”, e companheiro de busca nas muitas informações que aqui vão sendo divulgadas. Obrigado “men”!

segunda-feira, agosto 19, 2013

Poeiras - Massa de ar vinda de África vai afectar Alentejo e Algarve

No dia de amanhã, terça-feira, o Alentejo e o Algarve vão ser afectados por uma massa de ar com origem no norte de África, que irá aumentar a quantidade de partículas e poeiras em suspensão, segundo uma nota enviada às redacções pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

De acordo com a APA, este fenómeno que afectará as regiões mais a sul de Portugal Continental, vai reduzir a qualidade do ar.
De acordo com a mesma instituição, “o transporte de longa distância de partículas de origem natural, em zonas áridas do norte de África, como os desertos do Saara e Sahel, pode causar elevados níveis de partículas em suspensão”.
A APA refere ainda que em Portugal e nos países mediterrânicos, este fenómeno é mais frequente nos períodos da Primavera e do Verão.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: DR

Camião derrama ácido nítrico em área de serviço no Caia

Na área de serviço do Caia, na Auto-Estrada 6 (A6), no sentido Elvas - Badajoz, ao início da tarde desta segunda-feira, um veículo pesado, de transporte de matérias perigosas, esteve algumas horas a verter ácido nítrico.

Em declarações à Rádio Elvas, Miguel Carvalho, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, disse "tratar-se de um líquido altamente corrosivo e que apresenta uma possibilidade elevada de poluição".
Elementos das corporações dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Campo Maior e Portalegre, uniram esforços durante toda a tarde para controlarem a situação e minimizarem os prejuízos resultantes deste derramamento de ácido nítrico.
Cerca das 16.30 horas estava concluída a operação de trasfega do corrosivo líquido para outro veículo da mesma empresa de transporte de matérias perigosas.
Estiveram envolvidos nesta operação, elementos dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Campo Maior e Portalegre, bem como militares da Brigada de Trânsito da Guarda Nacional Republicana, para além de elementos do INEM, que prestaram assistência médica ao condutor de um dos veículos.

Texto: Pedro Soeiro c/ Rádio Elvas | Imagem: DR

Hóquei em Patins - Nova época, novo treinador. José Gonçalez é o novo "timoneiro" da equipa sénior do CF de Estremoz

Através de uma mensagem publicada na página oficial do Hóquei em Patins do Clube de Futebol de Estremoz (CFE) na rede social Facebook, os encarnados informam que há “nova época, novo treinador”. Na curta declaração é referido que “José Gonçalez é o senhor que se segue” no comando da equipa sénior do hóquei em patins estremocense.

Este é o regresso de alguém que conhece perfeitamente os “cantos à casa”, e que já desempenhou as funções para as quais acaba de ser contratado, na época 2006/2007, para além de já ter sido atleta, treinador nos escalões de formação e presidente do CFE.

Na breve nota em que é anunciado o novo treinador, a Secção de Hóquei em Patins do CFE olha para trás e aproveita para “agradecer todo o trabalho, empenho e dedicação que o mister Francisco Chouriço sempre demonstrou ao longo dos últimos anos que colaborou“ com a equipa estremocense. A missiva termina com um esclarecedor “Obrigado por tudo”.
Para mais tarde fica o anúncio de todas as equipas técnicas de todos os escalões de formação do hóquei patinado encarnado.

Texto: Pedro Soeiro | Foto: DR

sexta-feira, agosto 16, 2013

Hóquei em Patins – Estremocense Luís Cebola assina pelo Sporting Clube de Portugal

E mais um atleta saído dos escalões de formação do Hóquei em Patins do Clube de Futebol de Estremoz assina por um grande de Lisboa. 

Aos 15 anos, depois de ter pressionado “qb” o seu agregado familiar, Luís Cebola cumpre um sonho e assinou pelo clube do coração, o Sporting Clube de Portugal. A jovem esperança do hóquei patinado sportinguista será juvenil de 1º ano durante a época 2013/2014.

Segundo a página de Facebook do Hóquei em Patins do Sporting Clube de Portugal, “a distância não será obstáculo” para que o Luís prossiga a evolução na modalidade, havendo “a promessa de que a vida académica também terá que evoluir positivamente” para que dessa forma se tente a mudança para Lisboa.
O “Estremoz Soeiro” dá os parabéns ao Luís Cebola, por este “salto” na sua carreira desportiva, desejando-lhe os maiores sucessos desportivos.

Texto: Pedro Soeiro | Imagem: DR

quinta-feira, agosto 15, 2013

Vinhos do Alentejo vão ser promovidos no Brasil. Tiago Cabaço e João Portugal Ramos são os representantes de Estremoz.

Tiago Cabaço
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) divulgou no dia de ontem, quarta-feira, que os vinhos de 16 produtores do Alentejo vão estar em prova nos primeiros dias de Setembro, nas cidades brasileiras de São Paulo e Rio de Janeiro.
As provas dos vinhos alentejanos, vão decorrer no dia 3 de Setembro, no Hotel Caeser Park Faria Lima, em São Paulo, e dois dias depois, a 5 de Setembro, no Hotel Windsor Atlântica, no Rio de Janeiro.
João Portugal Ramos
De acordo com a CVRA, o Brasil é um dos principais mercados de exportação dos vinhos do Alentejo e este evento enquadra-se no plano de promoção externa que a CVRA tem desenvolvido nos últimos anos, sendo o Brasil um dos países preferenciais de actuação.

Os produtores João Portugal Ramos e Tiago Cabaço serão os representantes dos vinhos de Estremoz, nesta actividade de promoção do divino néctar alentejano.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana já promoveu este ano uma prova de vinhos de 24 produtores do Alentejo em Luanda, Angola, o principal mercado de exportação dos vinhos da região.
Com oito sub-regiões vitivinícolas (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), o Alentejo, que possui 22 mil hectares de vinha, exporta os seus vinhos para os quatro cantos do mundo, sendo Angola, Brasil, Estados Unidos e Canadá alguns dos principais mercados.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: DR

quarta-feira, agosto 14, 2013

Luís Mourinha em entrevista à Rádio Campanário: "Não podemos ceder a Praça de Touros a quem não paga impostos"

João Maria Branco e Luís Filipe Mourinha
A praticamente 15 dias da re-inauguração da Praça de Touros local, o Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luís Filipe Mourinha, abriu as portas do agora recinto multifunções à Rádio Campanário, a quem concedeu uma entrevista exclusiva. 

Bem ao seu jeito, e não querendo deixar os seus créditos por mãos alheias, Mourinha lançou algumas farpas para aqueles que ainda criticam o processo de concessão da praça.

Nesta entrevista concedida a Hugo Calado, e que passou ontem no programa da estação emissora calipolense, “Tauromaquia”, o edil estremocense afirmou que “em termos taurinos, esta é das praças mais cómodas do país”. Salientando que a Praça de Touros de Estremoz é agora “um espaço multifunções” e que vai receber outro tipo de espectáculos que não só touradas, Mourinha afirmou que a mesma vai ser inaugurada “com um ano de atraso”, não por culpa do empreiteiro, mas por culpa “das aprovações comunitárias e das modificações no Governo”, por um lado, e do rigoroso Inverno, por outro.
No dia em que a entrevista foi gravada, o cavaleiro tauromáquico estremocense João Maria Branco, experimentava a areia da praça, adquirida a uma empresa nacional por indicação do pai do rejoneador espanhol Diego Ventura. Luís Mourinha salientou que “estamos a trabalhar em conjunto para que tudo corra bem para todos”.
O Presidente da Câmara Municipal de Estremoz referiu ainda que “a praça anteriormente tinha 4 mil lugares” e que agora vai ter uma ocupação de 2400, estando ainda prevista a sua ampliação “em mais 700 lugares”.
Durante esta entrevista, o edil estremocense enumerou as diversas alterações ocorridas no tauródromo, quer em termos de comodidade para o público, nomeadamente os novos camarotes e o facto da pala ser agora maior, quer em termos de comodidade para os animais, classificando mesmo os curros como um “hotel de 5 estrelas”. Luís Mourinha referiu ainda que a praça estremocense vai ter uma capela, e que por indicação do Padre Fernando, a mesma terá como santa protectora, Nossa Senhora de Fátima.
Um dos capítulos que mais celeuma tem levantado em relação à Praça de Touros de Estremoz, prende-se com a sua gestão. Mourinha revelou que a empresa “Campo e Praça” será a responsável pelas três primeiras corridas de touros: 30 de Agosto, 21 de Setembro, e uma outra data a definir. “É o que está previsto no acordo que temos” salientou. Sobre toda a “novela” que tem sido feita à volta da questão da gestão da praça, Luís Mourinha é peremptório: “Quem paga, manda”. Acrescentou ainda que “ninguém se apropria de um bem de outro” e que basicamente o que se passou é que “houve alguém que fez conta com uma coisa que não tinha sido escrita, nem tomada como certa”.
Concluiu o assunto gestão afirmando que, com o cartel apresentado pela “Campo e Praça”, “a empresa demonstrou que quer fazer desta praça uma praça de referência a nível taurino, que é o mais importante no meio disto tudo”. Ao seu jeito, “lançou” algumas farpas aos críticos desta opção de gestão: “não podemos ceder isto a pessoas que não pagam impostos”.
A recuperação da Praça de Touros de Estremoz, bem como da sua envolvente, incluindo a recuperação das muralhas, “tarefa que competia ao Estado”, como referiu Luís Mourinha, representa um investimento total que ronda um milhão e oitocentos mil euros (acrescido de IVA), tendo sido cofinanciado em 85% pelo INALENTEJO, no âmbito do Programa de Acção para a Reabilitação Urbana da Cidade de Estremoz.

Entrevista para ouvir na íntegra no site da Rádio Campanário, em www.radiocampanario.com

Texto: Pedro Soeiro | Imagem: Rádio Campanário

terça-feira, agosto 13, 2013

Évora - Brincadeira acaba em tragédia. Jovem de 22 anos morre esmagado por busto

No passado Sábado, um jovem de 22 anos morreu, após ter sido esmagado por um busto, no Jardim Público de Évora.

O jovem, estudante na Universidade de Évora, foi esmagado no tórax e não resistiu a várias paragens cardiorrespiratórias resultantes da perfuração dos pulmões. O acidente aconteceu perto das duas horas da madrugada de Sábado. Segundo foi noticiado pelo “Correio da Manhã”, Fernando Figueiras, filho de um dos responsáveis pelo projecto “Escola Segura” no Comando da PSP de Évora, e mais dois amigos saltaram a vedação do jardim eborense. Na brincadeira, Fernando terá abraçado o busto em bronze do arquiteto e pintor José Cinatti (1808-1879). Nesse mesmo instante, o busto desprendeu-se da base e tombou, esmagando o peito da vítima contra o chão. Fernando foi levado para o Hospital de Évora e posteriormente transferido para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde viria a falecer na tarde de sábado.
 Segundo é noticiado pelo diário “Público”, a Câmara Municipal de Évora não comenta o sucedido, apenas expressa pesar pelo trágico acontecimento. Já a oposição critica o “abandono” do património edificado da cidade Património da Humanidade.
Neste momento, em que importa, acima de tudo, respeitar o luto da família, quero apenas expressar o meu profundo pesar pelo sucedido”, disse o presidente da câmara, Manuel Melgão. Fonte da autarquia explicou ainda que o busto estava preso com uma estrutura metálica e que “não estava em situação de risco”, tendo sido já removido para as instalações camarárias.
Embora não houvesse nenhuma intervenção agendada, a situação agora exige-o. Recorde-se que em Janeiro, aquando de uma intempérie que assolou todo o país, também a estátua de Vasco da Gama caiu no mesmo local, no Jardim Público.
O vereador da CDU, Eduardo Luciano lembrou que a requalificação deste espaço de lazer “é um compromisso de três campanhas eleitorais”, considerando que o património da cidade e do concelho “está votado ao abandono” e exigindo mais manutenção.

Texto: Pedro Soeiro c/ "Correio da Manhã" e "Público" | Imagem: DR

sábado, agosto 10, 2013

Estremoz - Iniciativa "Noites de Verão" apresenta concerto "União e Amigos"

Integrado na iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal de Estremoz, “Noites de Verão 2013”, tem lugar hoje, Sábado, a partir das 21.30 horas, na Praça dos Congregados (antiga Praça do Peixe), o concerto "União e Amigos", pela Banda da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense – União.

Para o concerto de hoje, que está inserido nas comemorações do 142º aniversário da filarmónica estremocense, a União convidou alguns dos seus amigos, nomeadamente o grupo de dança GINARTE e a vocalista Susana Russo, que juntos irão criar um espectáculo diferente demonstrando a adaptabilidade e capacidade de diversificação do repertório da filarmónica.

Texto: Pedro Soeiro | Cartaz: DR

Banda brasileira "Natiruts" actuou em Vila Viçosa, no "Concerto Mais Pequeno do Mundo" da Rádio Comercial

Foi no “mui” cinco estrelas Alentejo Marmóris Hotel & Spa, que na passada terça-feira, a Rádio Comercial levou a efeito mais uma edição do “Mais Pequeno Concerto do Mundo”.
Depois de terem estado em Portugal, no passado mês de Maio, onde esgotaram a mítica sala da Aula Magna, os brasileiros “Natiruts” voltaram ao nosso país, a convite da Rádio Comercial, para realizarem um concerto intimista e para uma plateia reduzida, composta por 20 ouvintes da estação radiofónica, que ganharam o direito a ouvir ao vivo a banda que é considerada o expoente máximo do reggae falado em português, depois de terem participado num concurso inspirado na música "Sorri, sou rei", da banda brasileira fundada no ano de 1996, em Brasília.
Durante cerca de uma hora, aqueles que são considerados uns dos principais embaixadores da música brasileira no mundo, tocaram músicas dos seis álbuns de estúdio, num ambiente intimista, acústico e de muita cumplicidade com o público presente.
“Sorri, sou rei”, “Liberdade para dentro da cabeça” e “Groove Bom” foram provavelmente as três canções mais entoadas pelos presentes, profundos admiradores do som tocado pelos mestres do reggae Alexandre Pereira (guitarra e voz), Luís Ribeiro (baixo e voz) e Kiko Peres (guitarra).
Depois de um muito requintado e saboroso jantar, servido magistralmente pela equipa do Alentejo Marmóris Hotel & Spa, e bem regado pelos soberbos vinhos da Herdade das Servas, o “Estremoz Soeiro” e a Rádio Despertar estiveram à conversa com o vocalista dos “Natiruts”, Alexandre Pereira, que nos confessou ser um apreciador dos vinhos alentejanos.

“Estremoz Soeiro”/Rádio Despertar (ES/RD) – Que balanço é que faz deste “Concerto Mais Pequeno do Mundo”?
Alexandre Pereira (AP) – Realmente é o concerto mais pequeno do mundo (risos)… Foi um clima bom, um clima ao violão, um clima mais intimista, onde as pessoas prestam mais atenção nas canções do que propriamente vibram ou pulam, como no “Concerto Maior do Mundo”.
ES/RD – O que é que vos dá mais prazer… esta versão acústica ou o positivamente eléctrico?
AP – São prazeres diferentes e os dois fazem sentido para a gente, porque tudo é música e estamos nessa pela música e só temos que agradecer a oportunidade de a fazer, independentemente do formato.
ES/RD – 25 concertos ao longo de oito anos em Portugal. Fora do Brasil, é este o vosso porto de abrigo? É aqui que se sentem como se estivessem em casa?
AP – Sim, com certeza… Aqui e na Argentina, ao lado do Brasil, onde também fazemos muitos concertos. Mas sem dúvida que o país fora do Brasil onde fazemos mais concertos é aqui, é a nossa segunda casa.
ES/RD – São considerados por muitos como o expoente máximo do reggae falado em português. É assim que vocês se sentem ou sentem-se como mais uma banda no panorama musical?
AP – Acho que as duas coisas. Sabemos a nossa importância dentro do reggae cantado em português, não negamos isso, até porque quem nos deu esse título, vamos dizer assim, foi o povo, foi o público, mas ao mesmo tempo temos a noção e a consciência de que fazemos parte de um todo, mas o que é importante é que as mensagens do reggae estejam sempre nas cabeças dos jovens.
ES/RD – Quais são os projectos para um futuro próximo e a longo prazo?
AP – Próximo, é continuar a tournée do “Acústico”, que está bastante quente no Brasil, um DVD que a gente lançou aqui em Portugal este ano, vamos lançá-lo ainda este ano na América do Sul e na América Central, o que faz com que a tournée se alongue um ano, um ano e meio. Em 2016, quando a gente vai fazer 20 anos de banda, devemos fazer um DVD num sítio maior, um show maior, e eléctrico.
ES/RD – Têm sido uns bons 17 anos?
AP – Óptimos, óptimos 17 anos. Só o facto da gente poder estar no palco e receber o respeito do público, independente do tamanho que seja, já é uma dádiva, que agradecemos a todos, porque nunca pensámos que podíamos chegar até aqui, mas se chegámos temos que agradecer a todos.

Texto: Pedro Soeiro | Fotos: Ivo Moreira

sexta-feira, agosto 09, 2013

Empresa de trabalho temporário "Randstad" recruta pessoas em Estremoz

Numa altura em que a falta de emprego se tornou na maior preocupação de muitas pessoas, e até mesmo de famílias inteiras, esta é sem dúvida uma boa notícia.
A empresa de trabalho temporário Randstad, está a efetuar recrutamento de pessoal, na área do concelho de Estremoz, para a seguinte oferta de trabalho:
- Empresa conceituada, na área da distribuição, procura promotores, em Estremoz, para lançamento de um novo equipamento, de 5 a 15 de Setembro.
- A função será demonstrar a potenciais compradores como funciona o equipamento, pelo que, para tal, terá que confeccionar pratos e cozinhar alimentos em balcão montado para o efeito.
Para que se possa candidatar a uma das vagas em aberto, terá que ter os seguintes requisitos:
- Escolaridade mínima ao nível do 9º Ano;
- Experiência em Restauração/Hotelaria (preferencial);
- Gosto e aptidão para a cozinha;
- Residência na zona geográfica;
- Disponibilidade para trabalhar em Setembro a tempo inteiro ou part-time.
Para responder à oferta envie o seu CV atualizado para o e-mail lmgamito@randstad.pt, indicando a referência "promo".
Só serão consideradas as candidaturas que reúnam os requisitos acima mencionados.
Os candidatos considerados válidos serão contactados oportunamente.
Contactos: Avenida Mariano Carvalho n.º 19, 2900-487 Setúbal, Telm: 963938228 ou Telf: 265541287.

Texto: Pedro Soeiro c/ Município de Estremoz | Imagem: DR

Futebol - Estremocense Gonçalo Araújo convocado por Emílio Peixe para a Selecção Nacional Sub-17

O seleccionador nacional Emílio Peixe, convocou o estremocense Gonçalo Araújo para o primeiro estágio de preparação dos sub-17 na nova época desportiva. A lista com os 23 convocados para o estágio que vai decorrer no Centro de Estágios de Rio Maior, entre os dias 12 e 14 de Agosto, foi divulgada hoje.

Gonçalo Araújo foi atleta do Clube de Futebol de Estremoz, tendo-se transferido para o Sporting Clube de Portugal, ainda no escalão de Iniciado.

Este estágio que vai contar com o jovem alentejano insere-se no plano de preparação da equipa das quinas, que disputará a qualificação para o Campeonato da Europa, que vai decorrer a partir de Setembro. Para poder atingir o objetivo de chegar à Ronda de Elite, Portugal vai medir forças no grupo 5 com as selecções da Croácia, do Montenegro e da Bósnia Herzegovina.

Texto: Pedro Soeiro c/ FPF | Imagem: DR

quinta-feira, agosto 08, 2013

Elvas - Jovem esfaqueado em assalto falhado

O parque de estacionamento das bombas de gasolina “Shell”, ao fundo da Rua de Alcamim, na Avenida Garcia da Orta, em Elvas, foi hoje, quinta-feira, cerca das 13.55 horas, “palco” de uma tentativa de roubo, que resultou no esfaqueamento de um jovem, com 19 anos de idade, segundo informações recolhidas pela Rádio Elvas, junto de uma fonte policial.
Segundo a mesma fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP), e em declarações à estação emissora elvense, “um individuo, que se presume ser de etnia cigana, com cerca de 30 anos, recorrendo a uma navalha, desferiu um golpe no braço da vítima".
Sem ter conseguido perpetrar o roubo, o agressor colocou-se em fuga.
O jovem agredido foi transportado ao Hospital de Santa Luzia, na cidade raiana, para receber o devido tratamento médico aos ferimentos que sofreu.
A PSP já se encontra no terreno a encetar diligências tendo como objectivo a identificação do agressor.

Texto: Pedro Soeiro | Imagem: Rádio Elvas

Crato - Mais de 200 homens combatem incêndio

Lavra neste preciso momento, junto à Estação Ferroviária de Crato, um violento incêndio, com três frentes activas. O alerta foi dado às 13.11 desta quinta-feira, e segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Portalegre, o incêndio está a consumir uma zona de eucaliptos, mato e pasto, não havendo até ao momento registo de danos pessoais.
Segundo informações recolhidas pelo "Estremoz Soeiro", estão no terreno a combater o incêndio 234 homens, apoiados por 64 veículos e quatro meios aéreos, sendo que um é um helicóptero bombardeiro do Agrupamento Complementar de Empresas do Grupo Portucel Soporcel e do grupo Altri (AFOCELCA) e dois são aviões bombardeiros.
Às 14.10 horas, foram accionados o Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF) de Santarém e o Grupo de Reforço para Ataque Ampliado (GRUATA) da Força Especial de Bombeiros (FEB).
Desde as 15:06 horas que as operações estão a ser comandadas pelo 2º Comandante Operacional Distrital de Portalegre. O anterior Comandante das Operações de Socorro tinha sido o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Crato.
Desde as 15.55 horas que o incêndio tem apenas uma frente activa. Já se encontra no Posto Operacional de Comando, o Vereador da Câmara Municipal de Crato, responsável pelo pelouro da Protecção Civil.
Às 16.22 horas, o incêndio é considerado dominado. 

Texto: Pedro Soeiro | Imagens: Google Maps e Rádio Portalegre

Cartel fechado para a inauguração da Praça de Touros de Estremoz

Finalizam-se as obras na Centenária Praça de Estremoz
Embora a informação ainda necessite de confirmação oficial, quer por parte da Câmara Municipal, responsável pela obras de reconversão da Praça de Touros de Estremoz, quer por parte da "Campo e Praça", empresa que levará por diante a corrida inaugural do tauródromo estremocense, o blogue taurino "Diário Taurino" acaba de avançar o cartel para a corrida de re-inauguração da Praça de Touros de Estremoz, corrida essa que acontecerá no próximo dia 30 de Agosto, dia inaugural das Festas da Exaltação da Santa Cruz, as festas da cidade branca do Alentejo.
Segundo o "Diário Taurino" apurou junto de fonte do município estremocense, António Ribeiro Telles, João Salgueiro, Rui Fernandes, Vítor Ribeiro, João Telles Jr., João Moura Caetano e João Maria Branco, serão os cavaleiros que vão marcar presença na corrida de 30 de Agosto. Para além destes sete cavaleiros, cinco dos quais pertencentes às denominadas "exclusivas" levadas a cabo pela "Campo e Praça", estarão em praça os Grupos de Forcados Amadores de Monforte e um outro ainda por designar, estando o "Estremoz Soeiro" em condições de adiantar que, muito provavelmente, será o Grupo de Forcados do Aposento da Moita . Serão lidados nessa noite de re-inauguração toiros da ganadaria de Pinto Barreiros.
No meio taurino muito se tem falado, escrito, dito e especulado sobre esta corrida de re-inauguração da Praça de Touros de Estremoz, e a confirmar-se este cartel, está lançada para a fogueira mais uma acha: o facto do cavaleiro estremocense Francisco Cortes não constar no cartel da corrida de re-inauguração da praça da "sua" terra.  

Texto: Pedro Soeiro | Imagem: DR

terça-feira, agosto 06, 2013

Pousada Rainha Santa Isabel e Restaurante "A Convenção" participam na Semana Gastronómica do Gaspacho e da Tomatada

Destinada a promover a “qualidade gastronómica” da região, realiza-se a partir de hoje, a Semana Gastronómica do Gaspacho e da Tomatada, que conta com a participação de cerca de uma centena de restaurantes do Alentejo, informou a Entidade Regional de Turismo (ERT).

Os representantes do concelho de Estremoz nesta iniciativa promovida pela Turismo do Alentejo são a Pousada Rainha Santa Isabel, que apresenta a Sopa de Tomate à Alentejana e o Gaspacho, e o Restaurante “A Convenção”, situado em Evoramonte, e que oferece para degustação o Gaspacho Alentejano com Carapaus Fritos, a Tomatada com Ovos e Carne, e as Migas de Tomate com Peixe Frito ou Grelhado.
A iniciativa, que decorre até ao próximo dia 12 de Agosto, pretende igualmente divulgar a "excelência dos produtos endógenos" e impulsionar o sector da restauração.
Os cerca de 100 restaurantes, espalhados pelos vários concelhos da região, que aderiram à Semana Gastronómica do Gaspacho e da Tomatada, acrescentam às suas ementas pratos à base dos produtos em destaque, "confeccionados com a mestria dos saberes e sabores tradicionais do Alentejo".
Segundo a Turismo do Alentejo, trata-se de "uma oportunidade para os restaurantes aderentes darem a provar algumas das iguarias da região, tanto aos residentes como aos turistas que se deslocam ao destino".
Considerando que o produto gastronomia e vinhos é "um dos principais motivos de visita à região", a ERT está a implementar o "Alentejo Bom Gosto", um programa que visa a valorização e requalificação da gastronomia regional.
A Turismo do Alentejo aposta ainda na certificação dos restaurantes e na criação de roteiros enogastronómicos.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: DR

segunda-feira, agosto 05, 2013

"Natiruts" amanhã, em Vila Viçosa, no Concerto Mais Pequeno do Mundo, da Comercial FM. "Estremoz Soeiro" e a "Despertar" vão estar presentes...

No passado mês de Maio passaram por Portugal e esgotaram a mítica sala da Aula Magna. Os brasileiros “Natiruts” regressam amanhã ao nosso país para um concerto intimista só para 20 ouvintes da Rádio Comercial. 

E os enviados especiais Pedro Soeiro, em representação do “Estremoz Soeiro” e Ivo Moreira, em representação da “Rádio Despertar” vão lá estar e trazer-lhe todas as incidências deste concerto que se espera memorável.

A banda brasileira “Natiruts” é a próxima convidada da iniciativa “Concerto Mais Pequeno do Mundo” (CMPM) da Rádio Comercial. Os mestres do reggae em português atuam amanhã, em Vila Viçosa, no Alentejo Marmóris Hotel & Spa, para um concerto exclusivo a 20 ouvintes da estação.
Os “Natiruts” são hoje reconhecidos como o expoente máximo do reggae feito em português e uns dos principais embaixadores da música brasileira por todo o mundo.
Para se habilitarem a ganhar uma das dez entradas duplas neste concerto exclusivo, a Rádio Comercial desafiou os ouvintes a enviarem uma fotografia vestidos de Rei, inspirada na música "Sorri, sou rei" da banda brasileira. As dez melhores foram as vencedoras do passatempo!
Os ouvintes da Rádio Comercial vencedores do passatempo, para além de assistirem ao concerto, vão desfrutar de um delicioso jantar no restaurante “Narcissus Fernandesii” e uma noite no Alentejo Marmòris Hotel & Spa, em Vila Viçosa, com direito a pequeno-almoço no dia seguinte, seguido de uma visita à pedreira da família Alves, proprietária do Hotel.
O CMPM da Rádio Comercial é uma iniciativa que pretende reunir um conjunto restrito de fãs e ouvintes da Rádio Comercial num concerto único e exclusivo com alguns dos melhores artistas da música nacional e internacional.
Nos palcos do “Concerto Mais Pequeno do Mundo” já passaram artistas como Mafalda Veiga, David Fonseca, Clã, Skunk Anansie, Pedro Abrunhosa, Aurea, Katie Melua, Susana Félix, Mark Knopfler, 3 Doors Down, Virgem Suta, Rita Redshoes, João Pedro Pais, Expensive Soul, The Gift, GNR, Tim, Mikkel Solnado, Boss AC, Pablo Alborán e Jamie Cullum, entre outros grandes nomes.


Texto: Pedro Soeiro c/ Rádio Comercial | Imagem: DR

As festas "Ruas Floridas", em Redondo, iniciaram-se ontem e esperam mais de 500 mil visitantes até ao próximo dia 11 de Agosto

Desde o passado Sábado e até ao próximo Domingo, dia 11 de Agosto, as ruas da vila alentejana de Redondo vão estar ornamentadas com flores de papel, em mais uma edição das festas “Ruas Floridas”.

Nas tradicionais festas deste ano, e à espera de milhares de visitantes, estão 43 ruas enfeitadas, todas com temas diferentes. Para que essas mesmas 43 ruas estejam superiormente enfeitadas há pessoas que "estão desde Setembro do ano passado a trabalhar nas ornamentações", adiantou à agência Lusa o vereador da cultura da Câmara Municipal de Redondo, José Portel.
"As festas Ruas Floridas são a grande aposta na área da cultura, este ano, na vila de Redondo, onde se esperam muitos milhares de visitantes, apesar da crise económica" explicou ainda o autarca.
Contribuir para a promoção turística da zona e estimular a economia local é o grande objectivo da autarquia, que promove os festejos, com a organização deste evento cultural, "relevante para o concelho e para a região".
O município retomou há 20 anos, depois de um longo interregno, as tradicionais festas populares da vila, em que a população ornamenta as ruas com figuras, flores e outros motivos em papel colorido.
Os temas escolhidos pelos moradores, considerados autênticos artistas, são os mais variados, desde motivos etnográficos e florais até histórias imaginárias e exóticas, num evento que "abrange uma área grande da vila".
Cada rua apresenta um tema diferente, escolhido livremente pelos moradores, que o mantêm em segredo até ao dia da saída do programa.
As festas constituem uma tradição da vila, com realce para o trabalho colectivo e voluntário e para a criatividade das pessoas, desde os idosos aos jovens, que mostram a arte de trabalhar o papel.
Segundo os organizadores, as ruas floridas "revelam um impressionante e complexo mar de papel na sua mais alta manifestação de diversidade e criatividade".
"Tudo o que a imaginação do homem pode conceber, recortando com arte e magia uma simples folha de papel", explicam os promotores da festa, que tem entrada livre.
"A Branca de Neve e os Sete Anões", "Walt Disney", "O Alentejo", "Tapetes Floridos", "Jardim Japonês", "Saberes e Sabores de outras Gentes", "Espantalhos", "A Tasca das Marias", "Alice no País das Maravilhas", "O Vinho", "O Futebol" e "Janelas do Alentejo" são alguns dos temas das ornamentações das ruas, na edição deste ano.
Os registos escritos mais antigos indicam que a ornamentação das ruas nas festas locais remonta a 1838, tendo passado a ter carácter bienal em 1998.
O programa dos festejos inclui, entre outras iniciativas, espectáculos musicais, de teatro, animação de rua, mostra de artesanato, actividades desportivas e uma corrida de toiros a cargo da Associação Tauromáquica Redondense.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Fotos: José Capitão Pardal

domingo, agosto 04, 2013

Montemor - Cadáver de mulher encontrado de madrugada em piscina de unidade hoteleira

Piscina onde foi encontrado o corpo da turista de 31 anos
Foi encontrado hoje, de madrugada, na piscina de uma unidade turística, em Montemor-o-Novo, o corpo de uma jovem turista portuguesa, de 31 anos, disseram à agência Lusa fontes da Guarda Nacional Republicana (GNR) e dos Bombeiros.

Fonte da GNR disse ainda desconhecer as circunstâncias da morte da mulher, tendo as investigações passado para a alçada da Polícia Judiciária (PJ).
Por sua vez, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora adiantou à Lusa que o alerta foi dado às 5 horas da manhã.
A mesma fonte indicou que o corpo da jovem foi encontrado na piscina da “Casa de Campo Moinho do Álamo”, uma unidade hoteleira virada para o turismo rural e de natureza, situada no lugar de Moinho do Álamo, na freguesia da Vila, concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora.
Para o local foi mobilizada uma ambulância e três elementos dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) e elementos da GNR.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: DR