Se há região que está a pôr Portugal no mapa da gastronomia
e a “ajudar a mudar a percepção internacional sobre a comida portuguesa” é o
Alentejo.
Quem o diz é a editora internacional de viagens Rough
Guides, que escolheu dez cidades, dez países e dez destinos com melhor relação qualidade-preço
e que merecem uma visita no próximo ano. É no último top que entra o Alentejo,
com a sua gastronomia e "paisagem rude".
O Guia Internacional de Viagens avança que visitar a região
do sul do país é, “pelo menos por agora”, “tão barato quanto batatas fritas”
(um trocadilho que funciona melhor em inglês: “as cheap as chips”).
Segundo a Rough Guides, há então que rumar ao Alentejo para
provar “marisco super fresco, azeitonas sublimes, carne, vinho e queijo”. E
depois ficar a mirar a “paisagem rude” que, comparam, “fica a um mundo de
distância do que quer que se possa encontrar no turístico Algarve”.
Para o guia internacional de viagens, o Alentejo é o sétimo
destino com melhor relação qualidade-preço para o ano de 2015. Kosovo lidera o
top, seguido de Peak District (Reino Unido), Canárias (Espanha), Karnataka
(Índia), Irlanda do Norte (Reino Unido) e Delta do Mekong (Vietname). No final
do ranking dos “best value destinations” há ainda lugar para o noroeste da China,
Oaxaca (México) e Queens (Nova Iorque, EUA).
O Rough Guide para 2015 contempla também uma lista das dez
melhores cidades para visitar, a saber: Joanesburgo (África do Sul), Málaga
(Espanha), Nova Orleães (Estados Unidos), Hamburgo (Alemanha), Nizwa (Oman),
Wellington (Nova Zelândia), Belgrado (Sérvia), Salta (Argentina), Birmingham (Inglaterra),
e Yangon (Myanmar).
E ainda uma vintena de países para conhecer no próximo ano,
com alguns destinos repetidos entre os dez escolhidos pelos responsáveis da
editora de viagens - Irão, Bangladesh, Haiti, Grécia, Egipto, Zambia, Uruguai,
Reino Unido, Malásia e Canadá - e os dez mais votados pelo público - Reino
Unido, Grécia, Islândia, Indonésia, Japão, Chile, Etiópia, Turquia, Estados
Unidos e Irlanda.
Texto: Pedro Soeiro c/ Público | Imagem: Ricardo Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário